Saúde: Centro de Controle de Zoonoses dispõe de animais para adoção
Ter um animal de estimação doméstico pode trazer muitos benefícios. Além de ajudar a salvar o pet de uma possível vida de abandono e rejeição, a companhia de um cão ou gato pode ajudar nos cuidados com a saúde. Estudos indicam que os animais de estimação ajudam na redução de estresse e no tratamento de ansiedade e depressão. Durante a pandemia, ter um pet ao lado ajudou muitas pessoas a não enfrentarem o isolamento sozinhas.
Em Marabá, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ajuda as pessoas interessadas a encontrarem animais para adoção. Nesta semana, o CCZ dispõe de 20 gatos e 18 cachorros à espera de um novo lar. De janeiro a outubro de 2021, foram adotados, no CCZ, 181 cães e 34 gatos.
Alguns animais chegam ao CCZ, após serem resgatados da rua ou de situação de maus-tratos. Outros são abandonados na sede do centro ou entregues por pessoas que os encontram na rua e não têm condições de cuidá-los. Os animais passam por exames clínicos e avaliação.
De acordo com Flávio Ferreira da Silva, diretor do CCZ, as pessoas que pensam em adotar precisam ter responsabilidade e avaliar bem se possuem condições de cuidar de um animal. “A pessoa que quer adotar precisa vir ao CCZ, passar por uma triagem para saber se está apta a adotar um animal porque, às vezes, ela não tem condições de adotar um animal e quer adotar porque acha o animal bonito e não é assim”, pontua o diretor.
Os animais envelhecem, ficam doentes e precisam estar com vacinas, exames e outros cuidados em dia. É necessário que o tutor tenha as condições necessárias para cuidar deles. Por isso, adotar nunca pode ser um ato realizado por impulso.
Após essa avaliação, os tutores assinam os termos de adoção e responsabilidade e recebem orientação quanto aos cuidados que precisam ter com os animais. Uma das vantagens de adotar junto ao CCZ, é que o centro disponibiliza vacina antirrábica, teste de leishmaniose e serviço de esterilização. Caso os pets sejam filhotes, os tutores podem retornar quando os animais estiverem com a idade correta para realizarem os procedimentos.
O CCZ conta com parcerias importantes com organizações não-governamentais de proteção animal em feiras de adoção e na realização de exames e vacinação em animais resgatados. Com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), a parceria diz respeito ao combate aos maus-tratos de animais, que é considerado crime ambiental.
“Adotar um animal é ter um ser que te faça feliz. É uma forma de receber e dar carinho. Hoje temos visto que o convívio com animais ajuda a trazer felicidade às pessoas que têm transtornos mentais. A pessoa que quer adotar tem tudo para ser feliz”, reitera o diretor.
Ações do CCZ
Durante o ano, o CCZ realizou campanhas de vacinação antirrábica e os programas de leishmaniose com ações onde são realizados os testes para detecção da doença. A meta é até o próximo ano levar as ações de teste de leishmaniose a todos os bairros. Segundo a direção do centro, 38 mil cães e gatos receberam a vacina antirrábica no município nas zonas rural e urbana.
Serviço
A pessoa que tem interesse em adotar um animal precisa se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida 2000, bairro Belo Horizonte, núcleo Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É necessário apresentar CPF e RG.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio