CCZ: Adote um dos cães e gatos disponibilizados no Centro
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Marabá, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece ajuda aos animais abandonados ou vítimas de maus-tratos que são disponibilizados para a adoção responsável.
Quem deseja ter um cachorro ou um gato adotado e mudar suas vidas, o CCZ está com sete cães e mais de 15 gatos disponíveis para adoção. Há animais de pequeno, médio e grande portes, filhotes e adultos. Todos passaram por testagem de leishmaniose, receberam a vacina antirrábica e tem castração garantida.
Muitos animais chegam ao CCZ, após serem resgatados da rua ou em situação de maus-tratos. Outros são deixados na sede do centro ou entregues por pessoas que os encontram na rua e não têm condições de cuidá-los. Estes animais passam por exames clínicos e avaliação.
O coordenador do CCZ, Flávio Ferreira, explica qualquer pessoa que tenha 18 anos ou mais, pode se habilitar para acolher um desses pets em casa, observando as condições da casa, se familiares concordam com a adoção, bem como as condições financeiras para alimentar e levar ao veterinário, quando necessário.
Ele lembra que um animal de estimação é para a vida toda. “Ele envelhece e precisa continuar sendo amado. Nós aqui temos serviços de castração. Teste de leishmaniose e vacina contra raiva. Mas os animais precisam de inúmeros outros cuidados, além de carinho e atenção. Por tanto se planeje, mas não deixe de adotar se julgar capaz”, comenta Flávio.
O CCZ realiza campanhas de vacinação antirrábica e programas de combate à leishmaniose com ações onde são realizados os testes para detecção da doença. Estas ações são realizadas na zona urbana e rural do município.
A pessoa interessada em adotar um animal deve dirigir-se à sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida 2000, bairro Belo Horizonte, núcleo Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É necessário apresentar CPF e RG.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes