CCZ: Campanha de vacinação antirrábica inicia visitas no Núcleo Cidade Nova
Nesta quinta-feira (14), a vacinação continua nos bairros Liberdade e Bela Vista
Nesta quarta-feira (13), equipes de vacinação antirrábica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram nos bairros Liberdade e Amapá, indo de casa em casa dos moradores para realizar a imunização de cães e gatos.
Moradora do Bairro Amapá, a esteticista Ana Cristina, 40 anos, foi uma das que aproveitou para garantir a imunização dos seus quatro cachorrinhos, Beta, Amigo, Menina e Chico. Ela garante que vacina todo anos quando recebe a visita dos agentes de endemias. “Eles estão sempre vacinados. Para mim é muito importante e ajuda muito quando eles vem até aqui para fazer esse trabalho”, comemora.
Eliane Moraes, agente de endemias do CCZ, ressalta a receptividade dos moradores com os profissionais. “Em alguns locais, o pessoal nos trata mal, ou não atende. Mas na maioria, incluindo aqui no Amapá, são todos muito simpáticos. Nos trataram muito bem. Estamos fazendo um trabalho importante de controle da doença e ficamos felizes quando a população apoia”, comenta.
Ana Cristina Eliane Moraes
A meta da campanha, segundo o médico veterinário Flávio Ferreira Da Silva, diretor do CCZ, é vacinar mais 35 mil cães e gatos durante toda campanha. A campanha de vacinação contra a raiva animal em Marabá teve início no último dia 20 de setembro e vai se estender até o dia 22 de outubro na zona urbana e rural do município.
A Francisca de Chagas vacinou sua gatinha Mimosa de 3 anos. “Ela está sempre com a gente, brincando, deita com a gente, fica nos provocando. Temos que cuidar deles e dar a vacina. Ainda mais com o pessoal vindo aqui vacinar. Não tem desculpa para não cuidar”, comenta.
Francisca de Chagas
As Folhas da Nova Marabá, Araguaia, Nossa Senhora Aparecida, KM 07, São Félix, Residencial Magalhães, Novo Progresso, Francolandia, Morada Nova, Residencial Tiradentes e Residencial Jardim do Éden são alguns dos locais que já receberam as equipes. Nessa quinta-feira (14), a vacinação continua no Bairro Liberdade e se estende até o Bairro Bela Vista.
A Maria Bianca, 17 anos, está cursando técnico em veterinária e vacinou sua gatinha Bele. “Tínhamos uma cachorra e agora peguei essa gatinha, que tinha sido abandonada. Essa visita veio em bora hora. Já posso vacinar ela e ajuda quem não tem tempo ou condição de pagar vacina ou transporte”, ressalta.
Nesta quinta-feira (14), a vacinação continua nos bairros Liberdade e Bela Vista.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento