CCZ: Em Morada Nova continua a Campanha de Vacinação Antirrábica de casa em casa
Na manhã desta terça-feira, 20, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prosseguiu com a campanha de vacinação antirrábica que, neste primeiro momento, atuou em Morada Nova. A vacinação ocorreu de casa em casa e, além dos agentes do CCZ, contou com apoio dos Agentes de Combate à Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) e Exército Brasileiro. Amanhã, 21, a vacinação será nos seguintes locais: Francolândia, em Novo Progresso e São Félix III, no período de 8h às 13h.
Na segunda,19, as equipes avançaram com a atividade em Morada Nova, enquanto hoje, o intuito era concluir a área e iniciar nos residenciais Jardim do Éden e Tiradentes. Todos os agentes e voluntários foram divididos em duas frentes para alcançar o máximo de animais das residências. Cada frente de trabalho conta com cerca de 12 a 15 equipes.
“A gente só, não faz essa campanha. A gente precisa dos voluntários como o Exército, agentes do SSAM, agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde. A gente depende também da população para fazer essa vacinação acontecer, com eles colaborando com relação a segurar seus animais”, ressalta Nagilvan Amoury, veterinário do CCZ e responsável pela coordenação das equipes.
O morador Vanclei Rodrigues fez sua parte e vacinou o cãozinho Scooby, 7 anos. Ele compartilha o que pensa sobre a importância da campanha e convida as pessoas a cooperarem.
“A gente sempre o vacina em dia. A campanha já passou outras vezes aqui. É importante pela saúde da gente porque vacinando a gente fica livre de transmissão de doença. Pessoal, é importante contribuir com os agentes que chegam para vacinar”, destaca o morador.
Maria José dos Passos, agente do CCZ há seis anos, conta um pouco sobre a missão que é a campanha de vacinação antirrábica e a importância da cooperação da comunidade a fim de resguardar a saúde pública.
“É muito desgastante, mas é gratificante também porque a gente está fazendo um bem para a população. Tem pessoas que moram distante e não tem como o CCZ ir. Mas a nossa equipe com toda luta, que não é fácil, de sol a sol, de porta em porta, vem fazer esse trabalho que é bem interessante. Que as pessoas colaborem, abram as portas, segurem os animais e que as pessoas colaborem com a gente. Nos ajudem para ajudar vocês da melhor forma possível”, observa a agente.
Iremar Roldão é dono de uma barbearia e aproveitou a oportunidade para vacinar três cachorros. Ele conta que na campanha de vacinação passada não estava em casa, mas que dessa vez não deixou passar.
“Sempre a gente vacina, só que tem tempo que passaram e quando passaram a gente não estava aqui, mas agora colocamos em dia a vacinação dos cachorros. A gente sempre tem cuidado”, pontua o morador.
Nunes Oliveira é agente comunitário de saúde há 16 anos e atua na UBS Carlos Barreto. Ele participa da campanha desde 2008. Para ele, é importante a vacinação antirrábica para a saúde pública.
“Para a saúde pública é muito importante porque já pensou um cachorro morder uma criança que não esteja vacinada? O risco de contrair a doença é muito grande. Então, tem uma importância muito grande vacinar os cachorros e gatos todos os anos”, explica.
A campanha contemplará todos os núcleos e bairros de Marabá e tem como meta vacinar mais de 40 mil cães e gatos em todo o município.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio