CCZ: Castrações e histerectomias de cães e gatos podem ser agendadas por telefone

Diante dos cuidados para evitar aglomeração de pessoas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram alteradas as formas de agendamento para histerectomias e castrações de cães e gatos e atendimento veterinário para avaliação de suspeitas de zoonoses, a exemplo da leishmaniose.

Segundo o veterinário Nagilvan Amoury, gerente do CCZ, o agendamento para histerectomias e castrações pode ser pelo telefone 3324-4411, inclusive WhatsApp neste mesmo número. Enquanto os procedimentos cirúrgicos, neste período, acontecem aos sábados e domingos.

Acerca das consultas veterinárias para animais com suspeita de zoonoses, a avaliação acontece às segundas, quartas e sábados, das 8h às 10 horas, lembrando que o CCZ está sem testes rápidos para leishmaniose, estando no aguardo de uma nova remessa.

Raiva

No núcleo urbano de Marabá não há registro de raiva animal por vários anos. No entanto, a doença está prevalente na zona rural, podendo contaminar ruminantes em fazendas próximas, já que os transmissores do vírus, morcegos hematófagos, são comuns nesta região. “Estamos há dois anos sem campanha de vacinação contra raiva. Isso é mais preocupante ainda porque não existe sequer previsão para imunização em massa de cães e gatos em Marabá em 2020″, declarou o veterinário.

Vale ressaltar que as vacinas são distribuídas aos estados pelo Ministério da Saúde.

Leia também: https://maraba.pa.gov.br/saude-envio-feito-pelo-estado-de-testes-rapidos-para-leishmaniose-canina-nao-supre-demanda/

Texto: João Batista
Foto: Arquivo

Acessibilidade