SMS: Servidores do CCZ recebem palestra sobre saúde do trabalhador
Na manhã desta sexta-feira, 10, servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) receberam uma palestra sobre saúde do trabalhador, organizada pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
O momento orientou os servidores do CCZ sobre os cuidados referentes às atividades diariamente no centro, como o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), esterilização de materiais e práticas em laboratório, por exemplo.
“Hoje é uma capacitação e orientação para os nossos servidores sobre acidentes no trabalho para que a gente possa dar uma continuidade, uma força maior em relação àquele trabalhador que, às vezes, se contamina, às vezes tem acidente de trabalho e não quer se expor, nem notificar, ser notificado. Por isso, que estamos aqui para orientar como usar os EPI’s para proteção e segurança deles”, afirma a coordenadora da Visat, Eliane Corrêa.
Tanto a Visat quanto o Cerest buscam promover um ambiente saudável para o trabalhador, por meio de ações que colocam em prática a Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Nesse sentido, os órgãos realizam mapeamento para compreender quais atividades podem oferecer riscos e, a partir daí, planejar protocolos que evitem possíveis agravos para o trabalhador.
Em um ambiente como o CCZ, por exemplo, o foco é alertar para cuidados que podem ser relacionados a riscos biológicos, como manuseio de materiais perfurocortantes, contato físico com animais doentes; físicos, como ataques, mordidas e picadas de animais, calor e umidade; químicos, na limpeza e esterilização de materiais; e ergonômicos, no uso da força.
“O foco da palestra é baseado em cima dos riscos existentes na atividade que eles exercem. Então, vamos focar muito na importância do uso dos EPI’s e na prevenção das doenças prevalentes de zoonoses. Como eles trabalham muito com animais, há várias doenças que são transmitidas através da respiração, do contato. Então, enfatizamos a importância do uso do EPI quando estiverem em contato com esses animais”, explica o enfermeiro do trabalho, Adilson Moraes, do Cerest, que foi um dos palestrantes.
O coordenador do CCZ, Flávio Ferreira da Silva, ressalta a importância da palestra para os mais de 20 servidores do centro. “Isso só tem a contribuir para nós, servidores do CCZ, porque são orientações que são benéficas ao funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses, como a saúde do trabalhador, como se deve usar os EPI’s, a questão da postura também para não haver problema de coluna, para termos um trabalho de qualidade”, pontua o coordenador.
Na palestra, os servidores tiveram acesso ao funcionamento do protocolo quando um trabalhador apresenta problema de saúde ou agravo causado pelo ambiente de trabalho. Esse diagnóstico deve começar na atenção básica, no primeiro contato da pessoa com a Unidade Básica de Saúde.
Rogério Oliveira, agente de zoonoses do CCZ, participou da palestra e tirou algumas dúvidas. “É interessante porque mostra que o servidor tem seu valor pelo município, que tanto o Cerest quanto o Visat, também têm nos apoiado com palestra sobre os EPI’s, a segurança no trabalho que é muito importante. É importante estarmos informados sobre esse tema. A gente viu que não está desassistido pelo município, que temos esse suporte caso a gente chegue a ter uma doença relacionada ao trabalho”, destaca o servidor.
Outro aspecto importante abordado na palestra foi a saúde mental e impactos no ambiente de trabalho. A psicóloga Lourivaldina Menezes apresentou dinâmicas sobre a temática.
“A pessoa que está afetada mentalmente, a produção dela não é satisfatória e, além da produção, o relacionamento interpessoal fica prejudicado. Então, tem que procurar saber o que está acontecendo, se é o ambiente de trabalho que está ocasionando esse tipo de comportamento ou se é uma questão familiar. A gente tem que trabalhar a saúde mental para que essa pessoa se sinta pertencente a esse local”, indica a psicóloga.
Para Geraldo Barroso, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a qual a Visat e o Cerest são subordinados, palestras que prezam pela segurança do trabalho mostram o cuidado com quem cuida. “Estamos trazendo orientações técnicas para o servidor como a prevenção da saúde dele, os direitos que temos conforme a legislação vigente. Esperamos que ao sair daqui, deixemos algo para o profissional e como trabalhador. Às vezes, cuidamos da saúde dos outros e esquecemos da nossa. Mas agora estamos cuidando da saúde do cuidador. Isso que é muito importante e valorizamos os nossos recursos humanos, sem eles não trabalhamos. E queremos ter recursos humanos, um servidor com saúde”, esclarece.
O plano é fazer com que essa palestra alcance outros setores públicos municipais, conforme enfatiza a coordenadora do Cerest, Aline Martins.
“Nosso objetivo principal é fazer com que aconteça de fato uma valorização do profissional do CCZ. Porque esse profissional precisa se atualizar sobre as questões dos riscos do seu processo de trabalho. É um momento ímpar apresentar essas informações. Esse é um projeto piloto que a gente quer difundir para outros setores”, conclui.
Confira outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom PMM