CCZ: Continua a campanha de vacinação antirrábica de casa em casa com a meta de imunizar 38 mil pets
O trabalho dos Agentes de Endemias e dos servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua até finalizar todos os bairros de Marabá. A Campanha de vacinação antirrábica começou em agosto e tem como meta imunizar 38 mil cães e gatos, tanto na zona rural quanto na zona urbana do município.
Na manhã desta sexta-feira, 21, os Agentes de Endemias, com apoio de militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, realizavam a vacinação no bairro do Vale do Itacaiúnas. Por dia, são vacinados em média, entre 50 a 70 animais. “Dependendo do bairro podemos até passar desta média. Nos bairros com maior aglomeração é comum as famílias terem mais de um animal de estimação”, explica Adonias do Carmo Estumano, Agente de Endemias.
Iane Santana Macedo Fozza diz que a vacinação é um ato de amor ao seu cãozinho de estimação. “Não podemos deixar sem vacinar, é uma grande proteção tanto para o cãozinho quanto para a família, já que a raiva é transmissível para o humano”, disse.
Thays Camila também não perdeu tempo. Com a passagem da equipe pela rua onde mora também pediu que sua cadelinha Atena fosse imunizada. “É uma proteção, quando assumimos a guarda de um animal de estimação temos que tomar todos os cuidados necessários e zelar pela saúde é um deles”.
A vacina antirrábica é a única maneira de prevenir o pet contra o vírus da raiva. Os cães com menos de 3 meses de vida não podem tomá-la, pois o corpo deles ainda não está preparado para recebê-la. O médico veterinário Flávio Ferreira da Silva, Coordenador do CCZ, explica que o vírus da doença é fatal e mata muitos cachorros que não são vacinados. “Além de matar, a doença é contagiosa e pode infectar outros mamíferos, como gatos, morcegos, gambás e seres humanos, por meio de mordidas e arranhões de cães contaminados com a doença”.
Quem mora em locais rurais deve ficar ainda mais atento e as equipes já iniciaram a vacinação também nestes locais. Assim que finalizar o atendimento em todos os bairros, as equipes deslocam-se completas para atender as famílias que moram nas vilas e propriedades rurais.
“A campanha se estende até concluir todos os bairros em Marabá e posteriormente na zona rural. Ano passado foram vacinados 38.330 cães e gatos e a previsão é atingir essa meta”, informou Flávio Ferreira, Coordenador do CCZ.
Na segunda, 24, a equipe do CZZ irá de casa em casa nos bairros São Miguel da Conquista, Vale do Itacaiunas e Jardim Belo Horizonte para continuar a vacinação nos pets. Se você mora em um desses bairros ou imediações, aproveite para imunizar seus animais.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio