CCZ: Dia D de combate à leishmaniose acontecerá em Morada Nova
A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose é realizada entre os dias 10 e 17 de agosto. Em Marabá, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará o dia D de combate à doença em dois locais, visando atender comunidades distantes da sede do órgão.
Na programação, estão previstos a realização de testes rápidos e sorológicos para diagnóstico da doença, distribuição de repelentes e orientações aos tutores de animais, quanto às formas de prevenção da doença, além da distribuição de material impresso informativo.
No dia 11, quarta-feira, a programação ocorrerá no Distrito de Morada Nova, na quadra da Escola Pedro Peres, das 8h às 12h. No dia 13, sexta-feira, ocorrerá nas rotatórias do residenciais Jardim do Éden e Tiradentes, no mesmo horário.
Durante a semana, o atendimento seguirá normalmente na sede do CCZ, às segundas, das 8h às 10h, quartas, das 13 às 15h e sextas, das 8h às 10h.
“É importante que, mesmo que o animal não apresente os sintomas, é preciso realizar o exame. Caso dê negativo, tomar as providências para atuar na prevenção como, por exemplo, a vacina com eficácia em torno de 80%, uso de repelentes, sprays, pipetas e coleiras repelentes que protegem o animal com mais eficiência”, pontua o coordenador do CCZ, Flávio Ferreira da Silva.
Flávio Ferreira, coord. do CCZ
Além da atuação do CCZ, a gestão municipal atua também em outras frentes no combate aos vetores da doença como ações de limpeza em vias públicas, drenagem das grotas e coleta de lixo. O coordenador do CCZ convida para que a população também faça parte das ações de combate à doença. “Nós estamos em uma região endêmica onde as pessoas têm que ter consciência de tomar os devidos cuidados para que o animal não venha ser acometido por essa enfermidade”, reitera.
Cuidados/Prevenção a proliferação do vetor
- Limpeza periódica dos quintais, retirada da matéria orgânica em decomposição (folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo, locais onde os mosquitos se desenvolvem); evitar ter galinheiros na zona urbana;
- Destino adequado do lixo orgânico, a fim de impedir o desenvolvimento das larvas dos mosquitos.
- Limpeza dos abrigos de animais domésticos, além da manutenção de animais domésticos distantes do domicílio, especialmente durante a noite, a fim de reduzir a atração dos flebotomíneos para dentro do domicílio.
Serviço:
Dia D de combate à leishmaniose
Locais e datas: Dia 11 – Morada Nova (Quadra da Escola Pedro Peres) e Dia 13 (Residenciais Tiradentes e Jardim do Éden) das 8h às 12h.
Texto: Ronaldo Palheta
Foto: Paulo Sérgio