CCZ: No Dia do Gato, saiba como adotar um felino para levar mais alegria e amor à sua vida
De acordo com dados do Censo Pet realizado pelo Instituto Pet Brasil, o Brasil possuía 27,1 milhões de gatos domésticos em 2021. Segundo o Instituto, desde o início da década passada a população de gatos em ambientes domésticos cresceu, em média, 2,5% ao ano. Neste 17 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Gato.
A domesticação de gatos remonta a alguns milênios, mas os principais registros foram encontrados no Antigo Egito. Gravuras, estátuas, pinturas e múmias de gatos foram encontradas apontando para o relacionamento próximo entre humanos e felinos. Além disso, uma das divindades egípcias, Bastet, deusa da fertilidade, era representada com cabeça de gato.
Na atualidade, os gatos conquistaram um espaço entre as preferências por pets dos brasileiros. Flávio Ferreira da Silva, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Marabá (CCZ) destaca algumas características que fazem as pessoas buscarem a companhia desses pets.
“O felino é um animal mais resistente do que o canino porque é um animal que não é acometido com muitas doenças e são animais mais caseiros e carinhosos. São mais independentes também do que os cães. A própria medicina veterinária já tem especialização específica para felinos porque os hábitos e o comportamento deles são diferentes dos caninos”, afirma.
Além disso, a companhia dos pets, como os gatos, pode trazer inúmeros benefícios, em especial, para a saúde mental. “Muitas pessoas com depressão, quando adotam um felino, tendem a ter melhora no quadro. Os animais, em si, trazem um afeto para as pessoas em uma troca de carinho com eles”, pontua.
Atualmente, o CCZ possui cerca de 30 felinos para adoção. Para adotar um deles, a pessoa interessada deve apresentar documento com foto e comprovante de residência. O novo tutor recebe orientações quanto à adoção responsável e os cuidados necessários para o bem estar dos gatos, como vacinação, administração de vermífugos, consultas com veterinário e toda atenção em caso de doença. Uma informação importante é que quando um felino é adotado por meio do CCZ, já tem a castração garantida, assim como a vacinação antirrábica.
“Para quem não tem um animal, o gato é um animal de fácil adaptação ao ambiente. Nós recomendamos a adoção de um felino. Em Marabá, temos muito abandono desses animais. Se você tiver como adotar um, adote, porque você vai dar uma qualidade de vida para eles”, conclui.
O CCZ funciona todos os dias das 8h às 17h e fica localizado na Avenida 2000, bairro Belo Horizonte, Núcleo Cidade Nova.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos