CCZ: Animais estão disponíveis para adoção no Centro de Controle de Zoonoses
Entre os serviços disponibilizados pelo Centro de Controle de Zoonoses de Marabá (CCZ) está a adoção de animais. Só nos primeiros dois meses de 2021, foram 31 cães e 15 gatos resgatados pelo centro e que foram adotados pela população. Atualmente, há oito cães e trinta gatos, ente adultos e filhotes, disponíveis para adoção.
A maioria dos animais são resgatados da rua e outros são abandonados. No CCZ, eles passam por teste de leishmaniose e quando o resultado é negativo são encaminhados para a adoção. Quando o resultado é positivo, os animais continuam em observação para passar por nova avaliação.
Os interessados em adotar um pet podem se dirigir ao CCZ todos os dias, das 8h às 17h, com documentos de identificação e comprovante de residência. A equipe do centro realiza uma triagem com a pessoa para averiguar se ela dispõe de condições para receber o animal. Além disso, o tutor também recebe orientações quanto aos cuidados que deve ter com o animal como alimentação, remédios, prevenção contra a leishmaniose, entre outros.
“Nós temos o nosso programa de castração e as pessoas que adotam tem prioridade para os animais acima de seis meses. Eles já saem vacinados com antirrábica quando tem mais de quatro meses de vida. É dado o repelente, além das recomendações que tem que manter depois que o animal sai do centro”, pontua Werlei Leão, que faz parte da coordenação do CCZ.
Um dos principais cuidados repassados diz respeito à manutenção do ambiente onde o animal vai ficar, para que esteja corretamente limpo e evitar a proliferação do mosquito palha que transmite a leishmaniose, já que Marabá é uma área endêmica da doença.
“Adotar é uma coisa boa e influencia no ambiente familiar, crianças, adultos. Com a pandemia, as pessoas ficaram muito dentro de casa. Então, você chega em casa e vê o animalzinho, lá tá te esperando. A gente sente que o animal se sente feliz quando está num lar onde é bem acolhido. Temos estudos que mostram que até nos hospitais as pessoas levam os animais para as pessoas internadas para poder animar, trazer a pessoa de volta à realidade da vida”, reitera Werlei Leão.
Dos principais motivos que levam esses animais a serem adotados, o abandono é o principal. A pena para quem pratica abandono ou maus-tratos de animais é de detenção de três meses a um ano e multa, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Denúncias de maus-tratos devem ser encaminhada ao Linha Verde Marabá pelos contatos 94 3312-3350 e 94 98198-3350 (ambos são WhatsApp).
“O abandono é muito recorrente aqui em Marabá e é um problema de saúde pública porque os animais ficam sem assistência tanto alimentar quanto médica e isso tem a proliferação de doenças que podem ser transmitidas para os animais, além de acidentes e prejuízos para o próprio animal”, ressalta o veterinário do CCZ, Ézio Machado Rodrigues.
Serviços
Os testes de leishmaniose acontecem às segundas e quintas, das 8h às 10h, e terças e quartas, das 13h às 15h. Já a vacinação antirrábica ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Além disso, o CCZ realiza campanhas itinerantes de vacinação e teste rápido de leishmaniose. A próxima ação será na Associação de Moradores da Folha 33 na sexta-feira, 18, a partir das 8h.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio