CCZ: Prefeitura já vacinou mais de 7 mil animais em Campanha Antirrábica
Até esta terça-feira, dia 28, mais de 7 mil animais já haviam sido imunizados durante a Campanha de vacinação antirrábica realizada em diversos pontos da cidade. A campanha da Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza a vacinação de porta em porta em busca dos animais saudáveis a partir dos 3 meses de vida. As equipes já passaram pelo Núcleo São Félix e nos próximos dias estarão nos bairros Araguaia, Nossa Senhora Aparecida e Km 07.
De acordo com Igor Souza da Silva, agente zoonoses da CCZ, esta é uma campanha anual, e o objetivo é criar uma barreira imunológica, vacinando o maior número de animais, para que, se tiver incidência do vírus da raiva, a maior parte dos animais já estejam imunizados. “Aqui no município fazemos a vacinação de casa em casa e pedimos a colaboração dos moradores para que já preparem seus animais. Nossa meta é em 25 dias passarmos por toda a área urbana do município. A partir de quarta-feira que vem vamos iniciar as folhas.”
Quanto aos animais, a Campanha de vacinação antirrábica vacina cães e gatos a partir de 3 meses. “A expectativa é que o município atinja a meta de 35 mil animais vacinados entre a zona urbana e a zona rural”, destaca Igor.
Edvaldo Alves, agente de endemias, está trabalhando na campanha e durante esta semana está no bairro Km 07. “A meta é vacinar todos os animais do municípios, estamos passando de casa em casa e vacinando os animais saudáveis. Por aqui hoje já vacinamos 80 animais”
Maria de Jesus, é moradora do bairro Km 07, e vacinou seus quatro animais durante a campanha. “Tenho três gatos e um cachorro, toda campanha anual sempre busco que todos eles sejam vacinados. Acho importante não só para saúde dos animais, mas para nossa também.”
Maria de Jesus, moradora do bairro Km 07
Moradores que perderam a vacina antirrábica e pretendem imunizar seu animal de estimação, podem se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Belo Horizonte. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados e domingos das 7 às 13 horas. Não é necessário realizar agendamento.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Aline Nascimento