CCZ: Residenciais Jardim do Éden e Tiradentes recebem campanha de vacinação antirrábica
Nesta terça, 26, equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Marabá (CCZ) seguem na Campanha de Vacinação Antirrábica no Núcleo Morada Nova. Participam da campanha, os agentes do CCZ, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate à Endemias (ACE), agentes de conservação e estudantes de medicina veterinária, os quais se dividiram entre os Residenciais Jardim do Éden e Tiradentes.
De acordo com o coordenador das equipes de campanha e Agente do CCZ, Igor Souza, na segunda, 25, foram vacinados cerca de 800 animais. A expectativa é alcançar um número maior de imunização nos próximos dias.
“A campanha é uma barreira imunológica, dessa forma a gente tem que atender ao máximo de casas possíveis. E como está sendo de casa em casa, conseguiremos atender a uma demanda maior de animais. A vacinação vai evoluindo a cada dia até porque se torna um pouco mais complicado a pessoa ter tempo de ir ao CCZ. Às vezes as pessoas possuem mais de um animal e quando a gente vem até eles, é mais fácil”, aborda.
Este ano, a meta é vacinar 37 mil animais, entre cães e gatos, por meio de atendimento porta a porta e objetiva cobrir toda a área urbana de Marabá em até 30 dias.
A visita das equipes foi motivo de gratidão e alegria para a dona de casa Kelvia Duarte, 50 anos, moradora do Residencial Tiradentes, núcleo Morada Nova. A tutora “coruja” do casal de cães Bryan e Poli, de 3 meses, afirma que é importante a presença dos agentes no bairro, por conta da distância em relação ao CCZ.
“A Prefeitura, o Tião Miranda e toda equipe do Zoonoses estão de parabéns, por terem vindo aqui na minha casa. Porque eu teria que ir lá no CCZ levar eles para vacinar, mas como eu me operei, não ia poder, mas graças a Deus vieram até nós para imunizar meus dois cachorrinhos, que são nossos filhos, além de irem na casa dos vizinhos que têm seus animaizinhos”, elogia.
Saleni Araújo, 38 anos, vizinha de Kelvia, também recebeu os agentes pela primeira vez para imunizar o seu gatinho “Mosquito”, e conta que já esperava há alguns dias pela Campanha.
“É muito importante e é bom demais eles virem aqui, porque não tenho como ir lá no CCZ. Era o que eu mais queria e agora vai ficar imune”, comenta.
A Campanha continua, nesta quarta, 27, nos bairros Francolândia, São Félix 3 e Novo Progresso, todos no Núcleo São Félix.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio