CCZ TEM 40 MIL DOSES DE VACINA ANTI-RÁBICA EM ESTOQUE

Diante da baixa vacinação antirrábica nos dois últimos anos, o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), alerta para o risco de retorno da raiva animal a Marabá e informa aos donos de animais domésticos – cães e gatos – devem levar seus bichos de estimação para serem imunizados.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Solange Freire dos Santos, existe um estoque de 40 mil vacinas antirrábicas e a vacinação acontece no CCZ de segunda a segunda, inclusive domingos e feriados, das 8h às 17 horas. Solange observa que, só no Núcleo Cidade Nova, existem mais de 12 mil cães e gatos sem cobertura vacinal, o numero em todo município chega aproximadamente a 30 mil animais.

 Os testes de leishmaniose ainda prosseguem.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) solicita aos donos de animais suspeitos de estarem com leishmaniose visceral a levaram os mesmos para fazer teste rápido para detecção da doença, com objetivo de evitar a transferência para humanos. O teste é realizado no próprio CCZ às segundas, quartas e quintas-feiras, aos sábados, domingos e feriados das 8h às 10 horas.

É importante verificar os sintomas da leishmaniose:

– Falta de apetite;

– Grande queda de pelos;

– feridas nas extremidades (focinho e orelha) que não saram;

– Unhas crescidas fora do normal.

 
ASCOM - Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Marabá - Pará

ACESSIBILIDADE
X