Cem anos: Paróquia São Félix inicia programação religiosa do centenário do padroeiro
Uma missa embaixo da árvore, na praça São Félix, na Marabá Pioneira, às 19h30, desta terça-feira, 1º de novembro, marca o início da programação religiosa do centenário de São Félix de Valois em Marabá. No próximo dia 20 de novembro, feriado conforme a Lei 2.376/1982, o município completa 100 anos de devoção a São Félix.
A Paróquia São Félix, localizada no núcleo Marabá Pioneira, está desenvolvendo uma vasta programação para o festejo do santo, como de costume. A primeira ação aconteceu dia 26 de outubro, com uma exposição no Partage Shopping; a última será no dia 30, com exposição no museu. Dentre as ações planejadas para novembro estão novenas, missas, inclusive campais, atividades esportivas, carreatas, passeios fluviais e visita à Câmara Municipal.
Como nasceu a devoção a São Félix no município
A Igreja São Félix de Valois é a igreja mais antiga do município, tombada em 05 de abril de 1993, como patrimônio histórico municipal. De acordo com dados históricos do município, foi a primeira capela construída em Marabá, como pagamento de uma promessa feita por Francisco Acácio à Virgem de Nazaré, na década de 20. A primeira construção foi destruída pela cheia de 1926 e outra igreja foi erguida no mesmo local.
Padre Ademir Gramelick, atual pároco, conta o que ouviu dos fiéis mais antigos e dos históricos sobre o início da devoção ao santo padroeiro. Ele observa que é natural a devoção de santos no começo de vilas e pequenos vilarejos e desta vez não foi diferente, mas uma história em particular chama atenção no caso de Marabá.
“Quando começou a pequena vila, aqui em Marabá, uma família que tinha a devoção a São Félix de Valois trouxe uma imagem do santo e começaram essa espiritualidade católica. Segundo os relatos que temos, aconteceu de uma criança aqui na Velha Marabá desaparecer e a família procurava por esta criança e não a encontrava. O pai fez uma promessa a Nossa Senhora de Nazaré, pela intercessão de São Félix, que caso encontrasse o filho ergueria uma pequena igreja dedicada ao santo e dez dias depois que começou a novena, a criança aparece do nada. Quando o pai então leva a criança até a capela e o menino vê a imagem de São Félix, diz que aquele homem é quem cuidou dele dentro da mata e o alimentou. E o pai então diz que não, aquele é o São Félix, um santo da França. Mas o menino insiste dizendo que foi aquele homem que cuidou dele. Então atribuíram esse milagre a São Félix de Valois, começando toda a devoção”, explica o padre.
Quem foi São Félix de Valois
O padre Ademir explica que São Félix de Valois é um santo francês. “O sacerdote que deixou toda a sua vida de família paterna, materna para desempenhar a função de ser um discípulo de Cristo”. Segundo o pároco, logo após São Félix assumir a vocação com outros amigos, João Matha, fundou uma congregação para cuidar das pessoas que eram prisioneiras dos muçulmanos.
“Então eles angariavam fundos para tirar aquelas pessoas que eram escravas e ali então começou a ordem trinitária. A ordem da Santíssima Trindade que ainda hoje existe e tem essa missão de resgatar pessoas que estão na escravidão. Hoje nem tanto mais a escravização de pessoas, mas a escravidão em outro sentido. Pessoas que são viciadas nas drogas, pessoas que vivem no mundo. Então o carisma de São Félix continuou”.
Programação
Para o centenário de São Félix, a paróquia construiu uma programação especial para festejar o padroeiro, informa Westermarck Paixão, coordenador da Pastoral de Comunicação.
“Nós fizemos uma programação que pega todo mês de novembro. Começou na quarta, com exposição de arte no shopping, com quadros e com a história, tratando um pouco da história de São Félix. A partir do dia 1º, a gente vai começar uma programação com missa histórica, embaixo daquela árvore próxima à na Toca do Manduquinha, onde aconteceu a primeira missa em Marabá. Teremos uma missa também no Mirante da Orla, para o padroeiro abençoar aquele cartão postal que ficou muito bonito. Teremos uma missa no Shopping. A imagem de São Félix vai visitar a Câmara dos Vereadores. E temos toda a parte religiosa. A novena acontecerá do dia 13 ao dia 20. E a parte social vai ser de 18 a 20 de novembro. No dia 30, a exposição que está no shopping irá para o museu municipal e encerra”, explica o paroquiano.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom e Pascom Paróquia São Félix de Valois .