Saúde: Central de Atendimento oferta testes e consultas para a população
As pessoas com sintomas gripais têm mais uma opção de atendimento com a abertura da Central de Atendimento, que funciona na Folha 31, ao lado do CAPS e Fundação Casa da Cultura, na Nova Marabá. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30. Vale lembrar que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam ofertando os testes para pessoas com sintomas, conforme avaliação médica. Para entrar na Central Covid, as pessoas devem utilizar máscaras.
Os atendimentos são oferecidos a todas as pessoas que procurarem a central e funciona por ordem de chegada. No local há teste de covid (RT-PCR para SARS-CoV-2 em SWAB combinado de nasofaringe), consultas médicas e de enfermagem, psicólogo e medicação. É necessário levar RG e Cartão SUS.
A enfermeira Adagilza Coutinho explica que o fluxograma da central, que atende uma média de 100 a 150 atendimentos diários, inicia na recepção, com o preenchimento das informações para o prontuário dos pacientes. Na sequência, é feito atendimento de enfermagem, com a coleta dos dados em relação aos sinais e sintomas. Posteriormente, o paciente é encaminhado para a sala de coleta para a testagem, através da Swab nasal. Assim que sai o resultado, independente se positivo ou negativo, o paciente é encaminhado para a consulta médica.
“Todas as pessoas que vêm aqui fazem o teste, até porque as pessoas que procuram a central são aquelas com sintomas gripais ou que tiveram contato com alguém que testou positivo. A principal preocupação é tratar sinais e sintomas, então as pessoas recebem atendimento, orientação e há o inicio precoce do tratamento, de acordo com a sintomatologia, não é a preocupação somente com a testagem”, observa a enfermeira.
Os sintomas mais persistentes e característicos, relatados pelos pacientes, são dor de garganta, alguma alteração do olfato, paladar, coriza e tosse seca, mas algumas pessoas também apresentam tosse produtiva, dor de cabeça, febre e dor no corpo.
Bom ressaltar que o teste da covid-19 continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, bem como a vacina. Além disso, a partir desta segunda-feira, 25, cinco Unidades Básicas de Saúde estarão com horário estendido até às 22h, todas as segundas e quartas-feiras, para melhor atender a comunidade. São elas: Carlos Barreto, Morada Nova; Amadeu Vivacqua, São Félix; Hiroshi Matsuda, Folha 11, Nova Marabá; Demósthenes Azevedo, Marabá Pioneira; e UBS Laranjeiras, Cidade Nova.
Além dos postos fixos, o Extra Muro da Prefeitura atua semanalmente com postos itinerantes para levar serviços médicos e vacinação para zona rural e outros locais da cidade.
Importante lembrar ainda que já está liberada a vacinação para crianças de 3 a 5 anos, segundo norma técnica do Estado (SESPA). A vacina para esse grupo, assim como para as outras faixas etárias, e todas as doses estão disponíveis nos postos de saúde.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento