Covid-19: SMS reforça chamada para vacinação e disponibiliza testagem mediante consulta médica
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), os índices de vacinação contra a Covid-19 em alguns segmentos do público estão abaixo do esperado. Diante desse cenário, a SMS reforça o pedido para que as pessoas, que ainda não completaram o quadro vacinal primário (1ª e 2ª doses) e o reforço (3ª e/ou 4ª doses) procurem o Partage Shopping até sexta-feira, 8, de 12 às 17 horas. A vacinação também está disponível nos postos de saúde da cidade.
Entre os públicos com baixa cobertura vacinal estão os idosos. Cerca de 38% desse segmento não tomou a primeira dose de reforço (3ª dose) e apenas 200 idosos tomaram as quatro doses.
Na faixa etária de 18 a 59 anos, 29% das pessoas não tomaram o reforço da vacina. Ainda de acordo com a secretaria, há 5 mil adolescentes de 12 a 17 anos, que não receberam nenhuma dose do imunizante e 87% das crianças de 5 a 11 anos também não receberam nenhuma dose.
Durante esta semana, as ações de vacinação são intensificadas e um dos pontos de vacinação fica no Partage Shopping. A campanha contemplará tanto quem procura vacina contra a Covid-19, quanto Influenza e Sarampo. O horário é das 12h às 17h.
As três primeiras doses da vacina contra a Covid-19 estão liberadas para todos os públicos com mais de 5 anos. Já a quarta dose é voltada para as pessoas que têm mais de 40 anos e intervalo de quatro meses da dose anterior.
As vacinas contra a Influenza são destinadas a todas as pessoas com mais de seis meses de vida e Sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais de saúde.
De acordo com Sheila Macedo, diretora da Atenção Básica da SMS, há um cenário preocupante de síndrome gripal observada no município, por isso é importante garantir as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza. Ela explica que os postos de saúde terão reforço no atendimento.
“A gente informa que as unidades básicas também estão fazendo teste de Covid. Só lembrando que esse usuário clinicamente vai passar pelo médico, o médico vai avaliar e em cima disso, vai solicitar a testagem do paciente. Então, a gente pede para a população essa conscientização. A gente precisa melhorar. Os nossos índices estão muito baixos em relação à adesão. A gente pede para a população de uma forma geral abraçar essa causa com a gente”, explica a diretora.
A vacinação e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ocorrem no horário normal de funcionamento de cada uma, das 8h às 17h.
Atualmente, o vacinômetro de Marabá aponta 182.942 pessoas com a 1ª dose; 132.223 pessoas com a 2ª dose; 37.698 pessoas com a 3ª dose; 4.362 pessoas com a 4ª dose. Entre o público infantil, 5.947 crianças tomaram a 1ª dose e 1.621 a segunda dose.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom