SMS: Programa Ciclo Saúde realiza oficina com servidores da Atenção Básica
Na quarta-feira (23), os profissionais de apoio do serviço de Atenção Básica do município participaram de uma oficina do Ciclo Saúde e Proteção Social. O evento foi realizado pela Fundação Vale e Universidade Estácio de Sá em parceria com a Prefeitura de Marabá.
Participaram da ação agentes de portaria, serviço geral, recepcionistas, entre outros. A enfermeira assessora do Ciclo Saúde, Fátima Cristina, explica que o programa tem duração de quatro anos e nesse tempo ocorrerão oficinas, palestras e outras atividades com profissionais de todas áreas, que envolvam a atenção básica da saúde nos municípios.
“Temos momentos com todos profissionais. Com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) fizemos para desenharem o território onde trabalham e passamos isso para as Unidades Básicas de Saúde. Em julho, tivemos um encontro com as UBS para apresentarem o projeto que desenvolveram a partir do estímulo do projeto em dois dias de encontros” conta.
Esta ação foi desenvolvida com profissionais da zona rural na parte, pela manhã, e da zona urbana, na parte da tarde. Fátima explica que o objetivo é “fortalecer atenção básica. Melhorar o atendimento através de uma metodologia participativa, onde os trabalhadores tragam as experiências e a gente mobilize, a partir da construção compartilhada, ajudando os profissionais a desenvolverem melhor as ações”.
A Losangela Oliveira Ferro é agente de serviços gerais da Unidade de Saúde Bico Doce, no São Félix, há três anos e aproveitou para aprimorar o conhecimento sobre as condutas.
“Há três anos eu era caixa, agora estou aqui, me envolvi e decidi que quero ir para área da saúde. Hoje, faço faculdade de farmácia. Então, estou gostando de estar aqui, de aprender. Aprendi muitas coisas que não sabia, como lidar com o público, atender as pessoas. A importância da atenção básica e a sua função para melhorar o fluxo e a triagem da saúde na cidade”, ressalta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes