Cidadania: Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Prefeitura promovem Ação “Diversão Garantida” na Colônia Z-30
Em comemoração ao Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, na colônia z-30, Orla de Marabá, a partir das 15 horas, a criançada vai poder se divertir à vontade com a ação “Diversão Garantida”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel), Saúde (SMS), Educação (Semed) e Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
O diretor técnico da Seaspac e conselheiro do CMDCA, Luis Silva, explica que antes as ações eram feitas de forma individual, sendo essa a primeira realizada em conjunto para garantir o melhor resultado junto às crianças e adolescentes.
“Esse momento pensado onde a gente vai fazer a agregação das secretarias e trabalhar com um único objetivo, anos anteriores cada secretaria desenvolvia ações individuais e cada um no seu campo de atuação e ficava tudo muito disperso. Então, o conselho viu a necessidade de fazer uma atuação integrada, onde se concentre todas as secretarias para que a gente consiga desenvolver essas atividades de forma coletiva. A articulação em rede apresenta um resultado melhor e mais satisfatório no desenvolvimento infantil. Ao mesmo tempo, outro objetivo, é apresentar para essa população que existe essa rede de apoio, que está ali para receber essa criança e adolescente”, reitera o diretor.
A ação contará com muitas brincadeiras e atividades, como pula pula, contação de histórias, serviços de saúde e exercícios lúdicos voltados à saúde do corpo com a equipe da Semel, entre outros. Além de lanches. São esperadas mais de 400 crianças e adolescentes.
Segundo a presidente do CMDCA, Kelly Nocetti Servilha, o ato de brincar vai além de meras brincadeiras, fazendo parte do desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos pequenos.
“Nós estamos para defender todos os direitos das crianças e dos adolescentes e contra essa violação desses direitos. Mas achamos importante também falar do direito da criança ao lazer, à diversão, porque brincar não é só brincadeira, é coisa séria para desenvolvimento da criança e do adolescente. Você tem na brincadeira a socialização, o respeito ao outro, o trabalho ao sentimentos dessa criança e do adolescente. Lembrando que conforme a nossa constituição federal, conforme o ECA, nós temos o artigo 71, o fato proporcionar esse lazer para essa criança é um dever da família, mas é do Estado e da sociedade também”, reitera Kelly.
O diretor técnico da Seaspac pontua que outras ações voltadas às crianças serão feitas ao longo do mês. “Essa ação não para por aí porque a Semed atuará dentro das escolas com outras atividades ao longo do mês, a Assistência social vai continuar ações dentro dos CRAS com festividade local, entre outros”, disse Luis.
Texto e fotos: Secom