Cidadania: Casamento coletivo comunitário oficializa a união de 550 casais

1.100 pessoas realizaram o sonho do matrimônio neste sábado (23). O casamento coletivo comunitário aconteceu na sede da Igreja Assembleia de Deus, localizada na BR 230, Folha 33, Nova Marabá. O evento ocorreu de forma gratuita, através de uma parceria da Prefeitura de Marabá, Igreja Assembleia de Deus, Cartório e Segunda Vara Civil. 

“É um dia muito importante para gente. Estamos há 14 anos juntos e é um momento muito especial. Foram muitas lutas para chegarmos nesse dia, realizando esse sonho. Agradecer às pessoas que propiciaram isso”, essas foram as palavras de Josilene Dias Gonçalves, 30 anos, que casou com Dionatan Rodrigues Dias, 39 anos. 

Os dois possuem quatro filhos, o noivo era só alegria com a oficialização da relação. “Aproveitamos essa oportunidade e agora estou aqui muito feliz”, comenta Dionatan.

A juíza e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Adriana Tristão, explica que os casais interessados procuraram previamente o cartório e deram entrada na habilitação dos documentos. “Nós fizemos todo o procedimento e o Ministério Público verificou se todos estavam aptos para casar. Hoje é apenas a solenidade, onde precisam comprovar presença, mas já estão todos habilitados no que tange à órbita civil. A realização da festa se dá com o apoio da Prefeitura, já que o judiciário não dispõe de recursos para isso”, explica. 

O Pastor, Leodato Marques, explica que ações como essa são sempre bem vindas, pois ajudam na cidadania de pessoas que não costumam dispor de recursos. “Às vezes tirar cerca de 400 reais só com parte cartorária e documental é impraticável em muitos orçamentos. Aqui não houve gastos dos noivos. A Igreja entrou com o espaço e a Prefeitura com a ornamentação. É bom ver a alegria dessas pessoas, com sentimento que estão sendo valorizados. Tudo bonito, espaço, ornamentação e tratado realmente com muita dignidade”, ressalta.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

Acessibilidade