Cidadania: Dia das Crianças é comemorado com com brincadeiras, contação de histórias e atendimento médico
Ação “Diversão Garantida” foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) e Prefeitura
Uma tarde especial com muitas brincadeiras para mais de 100 crianças foi promovida nesta quarta-feira (12), na praça de esportes do bairro de Santa Rosa, na Marabá Pioneira, para comemorar a passagem do dia delas, o dia da criançada. O evento foi realizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes) e as secretarias municipais de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), de Educação (Semed), de Saúde (SMS) e de Esporte e Lazer (Semel).
As crianças se divertiram muito nos brinquedos montados no local e com as atividades realizadas pela Semel. Uma equipe do Programa Para Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também acompanhou o dia de lazer das crianças. Enfermeiros e médicos estiveram no local para fazer consultas e atualização da caderneta de vacinação.
“Esse mês de outubro estamos com uma vasta programação tanto para o idoso, para a mulher e também para as crianças e cada CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) está realizando a sua comemoração e no Espaço de Acolhimento as Crianças receberam também parcerias e aqui nós temos parcerias de outros órgãos para a realização deste evento”, informou Nadjalúcia Oliveira, titular da Seaspac.
A dona de casa Joelma Alves Feitosa trouxe toda a família para passar a tarde de lazer. “Aqui hoje está muito bom, tudo muito organizado e trouxe o esposo, filhos e netos, todos para brincar”, disse.
Os primos Fábio Henrique e Maxwell não perderam um só momento e se divertiram bastante nos brinquedos. Houve também distribuição de brindes e lanches. “Aqui tá muito bom mesmo, já brinquei em todos os brinquedos”, disse o pequeno Fábio Henrique, 11 anos.
O evento começou às 14 horas e encerrou às 19 horas, quando as famílias também se juntaram às crianças e aproveitaram a ação. “Nós queríamos agradecer os nossos parceiros, bem como a Secretaria de Saúde e de Educação, que encaminhou uma equipe de professores Contadores de Histórias, que atraiu a atenção das crianças”, disse Nadjalúcia Oliveira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento