Cidadania: Espaços públicos de lazer são convites para práticas saudáveis
Cada vez mais, a prática de exercícios físicos vem fazendo parte da vida dos marabaenses. Exemplo disso é o acesso aos espaços construídos pela Prefeitura de Marabá para essas práticas, como as pistas de caminhadas, academias ao ar livre e as praças públicas. São lugares bastante frequentados, democráticos e seguros, sem data e nem hora marcada para utilização. Estão abertos ao público vinte e quatro horas por dia.
Luciene Barbosa, 56 anos, há 3 meses mudou a rotina e reservou os fins de tarde para cuidar da saúde fazendo caminhadas no espaço aeroporto de lazer, núcleo Cidade Nova.
“Venho todos os dias, no fim da tarde. Eu vim por indicação médica. Estava com pressão alta e tive de fazer uma cirurgia. O médico disse que eu não podia engordar mais. Estou me sentindo bem, graças a Deus!”, destaca a dona de casa.
O pastor Aldo Lopes, 51 anos, é de Goiânia, mas frequentemente visita o município e conta que durante a estadia pela cidade não perde tempo e aproveita a companhia de um amigo para manter a forma em dia.
“Tenho de aproveitar esse espaço maravilhoso que a Prefeitura da cidade de Marabá nos oferece. Eu uso por saúde. Meu amigo incentiva a caminhar”, diz Aldo, que também é professor.
Outra área de lazer bastante frequentada é da Folha 29. Lá o estudante Adonias da Conceição, 25 anos, utiliza o lugar há cerca de um ano. Primeiro ele usa a academia para aquecer o corpo, o próximo passo é a caminhada.
“Estou por aqui umas três vezes por semana. É um ótimo lugar para fazer exercícios, tem várias opções”, observa o rapaz.
O amigo Gabriel Moreira, 19 anos, é parceiro nas atividades físicas e também está no pique.
“Aqui corro, faço abdominal, barra. Dedico uma hora e meia para os exercícios”, revela o jovem.
Assunção Silva, 49 anos, também se acostumou à prática saudável e, durante a semana, tem compromisso certo com a caminhada.
“Eu venho de segunda a sexta, faço uma hora de caminhada. Eu faço de quatro a cinco voltas. Faz bem pra saúde”, enfatiza a agente de serviços gerais.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento