Cidadania: Idosos do residencial Jardim do Éden e de Morada Nova recebem manhã de lazer
Hoje, 29, idosos que participam do Projeto Técnico-Social do Jardim do Éden (PTS) e do serviço de convivência do Centro de Referência da Assistência Social de Morada Nova (Cras) participaram de um passeio que proporcionou um momento de lazer e interação. A programação ocorreu em um clube social da cidade.
A programação contou com café da manhã especial, jogos, música, banho de piscina e almoço. Uma das 28 participantes, Pedrina Maria da Conceição, 65 anos, faz parte do serviço de convivência do Cras. Ela estava animada e aproveitou cada momento.
“Eu estou achando muito bom. Gostei, amei tudo. Foi muito bom para nós, idosos, cuida bem de nós tanto aqui quanto no Cras. Gostei demais de sair. O que me faz bem é eu sair de dentro de casa, andar, passear para tirar aquele estresse. Conviver com outras pessoas que me dão carinho, apoio, me dão assistência, me tiram daquele estresse, me sinto bem, à vontade”, ressalta a idosa.
A programação é do PTS do Residencial Jardim do Éden, programa desenvolvido junto aos moradores com eixos voltados para a educação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e fortalecimento social. Neste último eixo há uma série de atividades que são realizadas em conjunto com a comunidade.
“Nós realizamos palestras, rodas de conversas e esses passeios interativos para fortalecer os vínculos entre os moradores. Dessa forma, nós trabalhamos com todo o público, tanto jovens, crianças. Tivemos oficina de capoeira, cursos profissionalizantes, onde a maioria que participa são os jovens e também rodas de conversas sobre violência doméstica, violência contra idosos e também proporcionamos esses momentos de lazer”, ressalta a assistente social da Superintendência de Desenvolvimento Urbano do PTS, Lúcia Martins.
De acordo com Elaine Sampaio, coordenadora do Cras Morada Nova, no serviço de convivência, os idosos têm acesso a esporte, lazer e passeios. A programação desta sexta foi possível graças ao convite realizado pelo PTS.
“A maioria dos idosos acham que já estão no fim da sua etapa e a gente mostra para eles o valor que têm perante a nossa comunidade. Então, a gente faz com que eles se sintam importantes e faz eles reviverem essa importância neles”, observa a coordenadora do Cras.
Quem também aproveitou a programação foi Jeronice Santos, de 59 anos. Ela sempre participa de todas as programações do PTS e estava curtindo bastante a piscina juntamente com outros idosos.
“Eu estou achando maravilhoso. É um projeto muito bom. O PTS gera renda, renda na felicidade, no amor, na alegria, trata muito bem os idosos. Para nós é uma maravilha. Somos muito companheiros. Só quem perde é quem não participa. Tem curso, tem palestra, tem assistente social, fala da prevenção dos idosos. Para mim está sendo ótimo”, analisa a idosa.
O PTS é vinculado ao Programa Casa Verde e Amarela e é resultado da parceria da Prefeitura de Marabá por meio da SDU, Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) com a Caixa Econômica Federal. Em Marabá, o PTS Jardim do Éden é executado pela empresa ganhadora da licitação, a ABRADESA.
“É uma atividade de integração, trazer essa socialização e oportunizá-los de um lazer que lá é difícil, não temos espaços dessa natureza para fazer essa recreação. É uma forma de revitalizar aqueles idosos que estão dentro de casa, ociosos. Então, a gente cria essas oportunidades para fazer com que eles tenham uma autoestima elevada”, pontua a secretária titular da Seaspac, Nadjalúcia Oliveira.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento