Cidadania: Moradores do Jardim do Éden finalizam mais duas capacitações
Os moradores do Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova, participam de mais dois cursos ofertados pela Prefeitura de Marabá, como parte do Projeto Técnico-Social (PTS) do empreendimento, financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Os cursos estão na fase final. Desta vez, as qualificações são em designer em sobrancelhas e recepcionista. As turmas são de 20 alunos, cada uma e as aulas são realizadas no Centro Comunitário do bairro.
“O objetivo é amenizar o impacto das famílias que saíram das localidades que moravam e foram beneficiadas com moradia no Jardim do Éden. Está tendo uma resposta muito boa em relação a participação da comunidade nas atividades, mas a gente pede que os moradores se empenhem cada vez mais. Que participem das palestras, oficinas, cursos e rodas de conversas, porque o projeto tem data para acabar, já vai ser em outubro”, destaca a assistente social Uides Assunção, da empresa Abradesa, responsável pela execução do PTS.
O curso de design de sobrancelhas encerra nesta quarta-feira (27) e o de recepcionista, na quinta-feira, (28). Os certificados estão prontos para os participantes dos cursos que tiveram duração de 60 horas de aulas.
Ana Gabriela Souza, 19 anos, aproveita as oportunidades e já tem em seu currículo vários cursos e oficinas. Com o curso de recepcionista, ela acredita que as chances de entrar no mercado de trabalho aumentaram.
“Fiz de operadora de caixa, atendente de farmácia e agora o de recepcionista. É bom e obviamente melhor para entrar no mercado de trabalho. Estou amando o curso, aprendi muitas coisas e é uma área muito procurada hoje em dia”, pontua a jovem.
Joel Jefferson Silva, 19 anos, participa pela primeira vez do projeto e pensa em realizar outras qualificações. Para ele, o certificado nas mãos será a oportunidade de conseguir o primeiro emprego.
“Estou achando muito bom. O instrutor desenvolve bem o trabalho e explica como funciona as empresas, dando dicas. Eu resolvi fazer o curso para colocar algo a mais no meu currículo. No momento, eu trabalho fazendo bicos, mas quando eu tiver o certificado vou no Sine”, enfatiza o rapaz.
Com o encerramento desses dois cursos, a prefeitura encerra o cronograma mensal de julho e nos próximos dias deve divulgar as novas atividades para a comunidade.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom