Cidadania: Parceria do CAP com iniciativa privada garante acessibilidade com oferta de serviços em braille
Um dos serviços executados pelo Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento Educacional Especializado ao Deficiente Visual Ignácio Batista Moura (CAP) é a produção de materiais em braille por meio de parcerias com os setores público e privado.
Desde junho do ano passado, uma dessas parcerias é com a Concessionária Equatorial Energia que emite talões de energia elétrica em braille para clientes que são cegos, com o apoio do CAP.
A iniciativa surgiu a partir de demanda proveniente dos clientes da concessionária que solicitaram o recebimento do talão de energia elétrica em braille por meio da agência de atendimento.
A concessionária envia os talões para o CAP e apenas as informações mais importantes como valor, número da Conta Contrato, valor do consumo em KW, endereço, nome do cliente e vencimento são transcritos.
A produção dos talões dura no máximo três dias e é executada por quatro professores do CAP.
Os talões são entregues diretamente aos clientes pela concessionária. Atualmente, são atendidos pelo serviço oito clientes cegos de Marabá.
O consultor de grandes clientes da Equatorial, Thiago Dourado, ressalta a importância da parceria com a Prefeitura de Marabá, por meio do CAP, para o atendimento dos clientes que são cegos.
“Essa parceria foi muito importante e nos ajudou bastante justamente para levar acessibilidade aos nossos clientes que necessitam ter o talão em braille”, pontua o consultor.
Outra parceria do CAP foi firmada em dezembro do ano passado com o Partage Shopping e surgiu a partir de uma ação realizada pelo centro no shopping, alusiva ao Dia da Pessoa com Deficiência Visual.
A partir da experiência, surgiu a oportunidade de produzir os cardápios das lojas da praça de alimentação em braille e também em fonte ampliada para quem tem baixa visão.
A parceria contará com formação ministrada por professores do CAP para os funcionários das 22 operações de alimentação presentes na praça, além de seguranças, bombeiros e pessoas que trabalham no estacionamento, abrangendo cerca de 70 pessoas. Nessa formação, serão abordadas questões como acessibilidade e manuseio dos cardápios.
A proposta é que nos primeiros meses de 2023 os materiais sejam entregues às lojas.
A gerente de marketing do Partage Shopping, Mirelly Sousa, destaca que a parceria com o CAP garante o atendimento integral a todas as pessoas que acessam os serviços do espaço.
Além disso, o grande fluxo diário de pessoas no shopping que chega a 13 mil diariamente e 20 mil em datas comemorativas, ajuda a potencializar ações do poder público, aponta para a importância da parceria com a Prefeitura Municipal.
“A Prefeitura faz uma entrega gratuita de serviços para a população. Como recebemos muita gente aqui, é importante essa parceria, esse trabalho em conjunto para que a gente consiga fazer com que essa entrega desse serviço chegue ao máximo de pessoas possível e se torne fácil de ter esse acesso aos serviços que a Prefeitura faz para a população”, pontua a gerente marketing.
A coordenadora do CAP, Josiane Martins, avalia positivamente o interesse da iniciativa privada em buscar o poder público a fim de garantir acessibilidade aos seus clientes.
“Isso para nós é uma alegria imensa porque todos nós temos nossos direitos garantidos. Quanto a essa questão de chegar no local e ter o seu cardápio, ter o seu espaço para que possa se locomover, para que possa pedir sem o auxílio de outra pessoa, é uma independência deles. Para eles adquirirem esse processo, é um processo de muita luta, de muito trabalho. Nós estamos felizes com essa proposta, tanto da Equatorial quanto do Partage Shopping. Para nós foi uma satisfação muito grande”, observa a coordenadora do CAP.
Aos interessados em produzir materiais em braille para garantir a acessibilidade de clientes, por exemplo, basta procurar a sede do CAP, na agrópolis do Incra. A parceria ocorre por meio da cessão de insumos para a produção do material por parte dos interessados. Em geral, o material requisitado é o papel específico para braille, lápis 6b, papel A3 e tinta.
“Precisamos de mais empresas, que precisam conhecer o espaço para ampliar a acessibilidade do município. É uma satisfação recebê-los. Eu espero que comecem a visitar o espaço para ter o conhecimento de como é feito o trabalho”, reitera Josiane Martins.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom