Cidadania: Prefeitura realiza grande Ação Social em São Félix, com serviços para a comunidade
A Prefeitura de Marabá, por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC), promove neste sábado, 21, de 7h às 19h, uma grande Ação Social, na Estação Conhecimento, localizada no Loteamento Novo Progresso, núcleo São Félix.
Serão ofertados vários serviços como consultas médica e odontológicas, exames laboratoriais, coleta de PCCU (Prevenção de Câncer do Colo do Útero) e PSA, testes de COVID, testagem rápida – Sífilis, HIV e Hepatite, puericultura, vacinas, administração de vitamina D para crianças e emissão do Cartão SUS.
A Secretária de Saúde Mônica Borchart explica que esta é uma oportunidade para que as famílias cuidem de sua saúde.
“Quando a gente fala de ação em saúde, o grande objetivo é levar uma melhor qualidade de saúde e atendimento para a população que fica longe de uma Unidade Básica, hospital, etc. Nós precisamos mostrar o quanto eles são importantes. Isso é cuidar deles. Essas ações objetivam levar um cuidado aos moradores. São diversos exames, testes, vacinação. Nós queremos englobar toda a família, desde a criança, mulher, homem e idoso, nesta ação”, ressalta a secretária de Saúde Mônica Borchart.
Na Assistência Social, serão disponibilizadas inscrição e atualização do CadÚnico, um programa do Governo Federal que dá acesso a benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica, BPC (Benefício de Prestação Continuada), dentre outros.
“A intenção realmente é fazer a busca ativa nas nossas comunidades locais. Vamos levar também os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) para fazer os pesos e medidas das crianças do Bolsa Família. E aproveitar para explicar à população que a mudança novamente para o nome Bolsa Família não requer atualização do cadastro. Podem ficar tranquilos, pois vão continuar nas mesmas condições. Nós vamos estar lá para dar todo apoio e assistência a quem precisar”, explica a coordenadora do CadÚnico em Marabá, Benezilda Pereira Lima.
Segundo Nadjalúcia Oliveira, Secretária Municipal de Assistência Social, a população jovem será orientada a respeito do ID Jovem, um programa destinado aos adolescentes que fazem parte do CadÚnico. Ele possibilita o acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico culturais, esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
“Muitos não conhecem a gama de serviços sociais que nós temos, como o ID Jovem. Será um dia exclusivo para essa população do núcleo São Félix. Quem não tem tempo na semana, nesse dia toda nossa equipe estará lá de plantão para atender”, ressalta a secretária.
Na ação haverá emissão de carteira de identidade e do idoso.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio