Cidadania: Contagem regressiva para as eleições movimentam as duas zonas eleitorais de Marabá
A pouco menos de um mês das eleições, as Zonas Eleitorais que compreendem Marabá se preparam para a realização do pleito. O primeiro turno acontece no dia 1° de outubro. Se houver segundo turno, será no dia 30 de outubro.
Na 100ª Zona Eleitoral, são 79.379 eleitores aptos a votar. As 279 seções eleitorais contarão com 1.116 mesários.
Em relação à logística, as urnas sairão do Fórum Eleitoral e serão instaladas nas seções no dia anterior a votação.
“A apuração ocorrerá no Fórum Eleitoral de Marabá com totalização pelo sistema de transmissão do TRE/TSE”, explica Marcus Tristão, Chefe do Cartório da 100ª Zona Eleitoral, destacando algumas proibições no dia de votação.
“No dia das Eleições é proibida propaganda eleitoral, somente manifestação individual do eleitor. É proibida a distribuição de camisas e botons pelos candidatos”, reitera o Chefe do Cartório.
Nos dias 17 e 18 de setembro será realizado o treinamento com os presidentes das seções, a Câmara Municipal de Marabá, com capacitação on-line também.
Em relação à mudança de seções, a 100ª Zona Eleitoral informa que as seções 258, 259 e 307 na Vila São Pedro, zona rural, mudarão da Escola Castro Alves para a Escola Sidney Graciano.
Na 23ª Zona Eleitoral, que abrange os núcleos Nova Marabá, Marabá Pioneira, São Félix e o Distrito de Morada Nova, são 105.750 eleitores, 1.264 mesários e 316 seções eleitorais.
O Tribunal Regional Eleitoral está na finalização da convocação de mesários, bem como no treinamento deles para atuarem nas eleições. Outra informação importante é que as urnas chegaram em agosto e passam por testes para separar as que apresentam defeitos.
“Nossa apuração é feita em vários locais. A gente apura tanto aqui no Cartório Eleitoral como também nos chamados pontos de transmissão. Nós temos alguns pontos de transmissão espalhados pela zona rural. Como Marabá é uma cidade muito grande e que a distância de um local para outro também é considerável, a gente espalha pontos de transmissão também em Marabá nos núcleos e distrito”, explica Francinete Castelo Branco, Chefe do Cartório da 23ª Zona Eleitoral.
A chefe da 23ª Zona Eleitoral também ressalta como o eleitor pode se manifestar, o que pode e o que é proibido no dia da votação. “O eleitor pode ir, sim, com a manifestação do candidato, com a camisa, adesivo, broche, boné, bandeira, mas ele não pode se manifestar. A manifestação dele é silenciosa, é só através mesmo das vestimentas. Ele não pode se manifestar principalmente dentro do local de votação, e até na fila da seção eleitoral, ficar se manifestando, de outra forma, verbalmente porque ele vai ser convidado a se retirar. Isso não pode. Isso é proibido”, comenta Francinete Castelo Branco.
Uma informação relevante é que as duas seções que funcionavam no Estádio Zinho Oliveira serão transferidas para a Escola Municipal José Mendonça Vergolino.
Os treinamentos para mesários serão realizados em duas semanas com uma parte presencial e outra on-line.
Em caso de dúvidas sobre seu local de votação, confira no portal do TSE aqui ou baixando no seu celular o aplicativo e-título.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação TRE