Cidade: Até quarta, 10, continua a Ação Cidadania em Morada Nova para emissão de Identidade
Um grande mutirão para emissão de Carteira de Identidade está acontecendo no Ginásio de Esportes Erlon Carlos da Silva, no núcleo Morada Nova. A ação iniciou na segunda-feira, 8 e segue até quarta-feira, dia 10. A meta é atender cerca de 300 pessoas por dia e todo o procedimento é gratuito.
Na manhã desta terça-feira, 9, o número de pessoas já era grande em frente ao Ginásio de Esportes. A aposentada Lenice Mota Lima, 62 anos, chegou bem cedinho e foi uma das primeiras a ser atendida. Ela estava há quase dois anos sem o documento.
“Aproveitei para tirar minha identidade, pois viajar até a Nova Marabá é muito longe e ficou bem pertinho de casa. Então cheguei cedo, peguei a ficha e já fiz todos os procedimentos e agora é só esperar para receber”, disse a aposentada.
Depois de todas as etapas feitas, como o preenchimento da ficha e da coleta das digitais, o cidadão deve esperar um prazo de uma semana para ir até ao Partage Shopping, na Nova Marabá, para retirar o documento na Estação Cidadania, no horário das 10 às 17 horas.
“Nossa Ação Cidadania é para atender com a emissão de RG, pois fizemos uma pesquisa social e nas ações em Morada Nova ficamos sempre sem esse atendimento e através de um pedido do vereador Aerton Cruz (Aerton Grande), trouxemos para cá esse serviço”, justificou Júnior Neves, Coordenador da Ação.
O caminhoneiro Walney Pirangi Costa, 65 anos, estava sem a identidade há 20 anos e resolveu aproveitar a ação de cidadania para tirar seu documento.
“Aqui o atendimento foi muito bom, excelente e já fazia uns 20 anos que não tinha identidade e aproveitei a oportunidade e vim com a família e tirei meu documento”, disse o Caminhoneiro.
O aposentado Osvaldo Pereira de Sousa, 63 anos, perdeu a identidade há 3 meses e também chegou cedo para garantir sua senha e ser um dos primeiros a ser atendidos.
“Hoje o atendimento foi tranquilo já estava há 3 meses sem identidade e cheguei cedo para tirar meu documento e moro aqui mesmo em Morada Nova e com documento sou cidadão brasileiro”, disse.
A ação de cidadania está sendo realizada através de um pedido do vereador Aerton Cruz (Aerton Grande) junto ao Departamento de Identificação da Polícia Civil e Prefeitura de Marabá que cedeu servidores e infraestrutura para o atendimento ao cidadão.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom