Cidade: Sessão solene na Câmara de Marabá homenageia mulheres
Na manhã desta quarta-feira, 6, a Câmara Municipal de Marabá realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que transcorre no próximo dia 8. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, mulheres de destaque do serviço municipal como secretárias e coordenadoras das secretarias municipais.
Representando o prefeito Sebastião Miranda, a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Nadjalúcia Oliveira, participou da sessão e ocupou lugar na mesa de abertura. A secretária pontua a importância de eventos como a solenidade para o fortalecimento das realizações na cidade, organizadas pelo poder público e movimentos sociais.
“Isso impacta muito no avanço da política da mulher, visto que em toda data simbólica, a sociedade se manifesta, sensibiliza. Acontecem ações, especialmente da sociedade civil, mas é muito importante que os organismos de políticas públicas governamentais também acompanhem o processo de evolução da questão da mulher. Por isso, é um momento muito importante de nós estarmos aqui hoje”, ressalta.
Cristina Mutran, uma das parlamentares que presidiu a sessão, fez uma reflexão a respeito da participação de mulheres na política, afinal, elas são a maioria do eleitorado, mas ainda há sub-representação nos espaços de decisão em todos os níveis.
“Toda vez que participamos de encontros, reuniões, estamos chamando as mulheres a participarem do processo político. Eu sempre falo que dentro dos movimentos políticos, nós temos mulheres muito preparadas, mulheres que sabem realmente o que querem e que seria muito importante a vinda delas para a política. Entretanto, elas não encontram apoio porque muitos procuram as mulheres apenas para efeito tampão, para completar cota. Nós precisamos de mulheres para trabalhar as políticas públicas voltadas à mulher”, destaca a vereadora.
A sessão contou com homenagens a mulheres de destaque no município. Além disso, também teve a participação da deputada federal Andreia Siqueira e da Secretária de Estado das Mulheres Paula Gomes.
Na ocasião também foram apresentados os primeiros trâmites para a implantação da Casa da Mulher Brasileira, em Marabá. O programa é do Governo Federal, financiado também pelos governos estadual e municipal. Os serviços serão prestados por estado e município.
A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim), Luana Bastos, também participou do evento. Ela destaca o fortalecimento da rede de atendimento à mulher no município e a junção de esforços entre as diferentes esferas de poder a partir de demandas da sociedade.
“A melhor forma de iniciar 2024, com a presença dos governos estadual e municipal, câmara e também a sociedade civil, porque ela faz parte, ela incita e muitas vezes pressiona essas instituições a começarem a fortalecer as políticas públicas para as mulheres”, afirma.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos