CIDADE: COLORIDO DOS IPÊS EMBELEZA VIAS DE MARABÁ E AMENIZA TEMPERATURA
Florescendo de uma ponta a outra em Marabá, as árvores do tipo Ipê, ajudam a embelezar a cidade, diminuem a temperatura -na última sexta-feira (27), os termômetros marcaram 38º graus com sensação térmica de 41º-, trazem sombra e proporcionam uma enorme diferença na arborização urbana. A leveza cultivada pela floração é um convite para passeios e atividades ao ar livre.
Quem estava encantada ao fazer caminhada na calçada da VP-3 contemplando as árvores de Ipês brancas e lisases, era a bióloga Luana Pinheiro. “De tarde é o período que fica mais lindo o corredor, embaixo da árvore as pessoas aproveitam para fazer caminhada”, relata. Luana que além de ser bióloga leciona aulas de ciências na rede pública municipal entende do ramo. Ela explica que além da árvore de Ipê dar sombra, ajuda as abelhas e pássaros que precisam do pólen e na dispersão de sementes, o que acaba completando a cadeia ecológica.
A bióloga ressalta também que a presença de Ipês na cidade contribui para a consciência de preservar, cuidar e manter um ambiente ecologicamente correto para todos, diminuindo as altas temperaturas do período de verão. Falando em clima quente, os Ipês estão entre as únicas árvores que florescem quando o clima está extremamente seco.
O arquiteto Frankney Policarpio coloca que a arborização dos Ipês na cidade tem várias funções. Elas embelezam as vias nessa época de clima tão seco, fazem sombra, o que ajuda a refrescar a cidade. “Deveria ter mais na cidade, porque Marabá é muito quente. Uma arborização bem-feita faz com que os transeuntes andem tranquilamente na cidade”, frisa o arquiteto.
Ele citou como exemplo a Avenida Tocantins que é arborizada e várias pessoas aproveitam para fazer caminhada. “O Ipê é uma árvore de suma importância para a cidade, deve estar presente em todas as áreas públicas. Até porque Marabá tem um potencial turístico muito grande”, sintetiza Frankney Policarpio.
Para a professora Joseane Maria Santos, os ipês deixam a nossa cidade mais bonita. “Hoje mesmo eu comentei que a presença de ipês floridos dá a sensação que estamos em um lugar frio de primeiro mundo. É um espetáculo. Marabá poderia se tornar a cidade dos Ipês. Eu amo a natureza. A criação de Deus é perfeita”, elogia.
“A cidade fica mais alegre, bonita, romântica”, esses foram os adjetivos usados para caracterizar a paisagem urbana pela professora Eva Mourão.
Os ipês, sobretudo, o Ipê-amarelo, que está florindo nessa época do ano, é uma bela opção para ser plantado em calçadas residenciais, pois não possui raízes que danificam calçadas e o seu porte é médio. Em Marabá, podem ser encontrados Ipês no Paço Municipal na Folha 31, ao longo da Avenida VP-3, na Praça do Novo Horizonte, Avenida Paraíso no Bairro Liberdade, na Rodovia Transamazônica em frente ao Fórum, entre outros locais.
Acompanhe abaixo vários cliques de ipês de todas as cores na cidade, e em uma fazenda dentro do município.