CIDADE: EM COLETIVA, GOVERNO APRESENTA INSTALAÇÕES DO CENTRO DE CONVENÇÕES
Na manhã desta quinta-feira, 14, o Governo do Pará, por intermédio das secretarias de Estado de Turismo (Setur) e Extraordinária de Municípios Sustentáveis, apresentou à imprensa marabaense as acomodações do Carajás Centro de Convenções “Leonildo Rocha”, a ser inaugurado nesta sexta e sábado, 15 e 16 de dezembro; concedeu coletiva aos jornalistas e em seguida ofereceu lauto café matinal aos repórteres e convidados.
A visita que iniciou pelo hall de entrada e sala de alimentação, seguiu para a área de feiras e eventos; passou pelo espaço onde será instalado o Centro Regional de Governo; pelo teatro, com capacidade para 1.200 pessoas; salas multiuso e auditório, este para 520 pessoas.
Na coletiva, respondida por Adenauer Góes e Izabela Jatene de Souza, respectivamente titulares da Setur e Secretaria de Municípios, as arguições foram bastante ecléticas, tanto no que diz respeito à relação do Centro de Convenções com a comunidade local e regional, quanto à profissionalização/capacitação dos agentes que vão usufruir do novo espaço social.
Para Adenauer, que vê o Centro de Convenções como a realização de sonho não só para Marabá como para os mais de 20 municípios desta região, a questão da capacitação já está em curso, por intermédio de um programa de governo específico para a formação/capacitação de pessoas, citando como exemplo a utilização de cerca de 27 instituições de ensino, públicas e privadas, que são parceiras.
Uma das perguntas mais complexas, a respeito do extraordinário empreendimento, foi a solução para as poucas vagas de estacionamento. Izabela Jatene, diante da sugestão de utilizar terreno anexo, de propriedade da Cibrazem, para ampliar o estacionamento, disse que as tratativas do Estado com o Governo Federal são muito lentas e difíceis.
Quanto à relação das comunidades com o Centro de Convenções, Izabela afirmou que aquele “espaço não é para Marabá, mas algo com Marabá e região”. Isso porque só será possível fazê-lo rentável por meio de uma “governança compartilhada”, que vai muito além do Governo Estado, que é o envolvimento de toda a sociedade.
Material impresso foi distribuído aos repórteres, inclusive acerca da programação de amanhã e sábado, como segue resumidadmente: Amanhã, com presença do governador Simão Jatene, inauguração às 17h, seguida de espetáculos: música, dança, teatro, com artistas relacionados à região.
No sábado, a partir das 8h, a inauguração prossegue com atendimento do Pro Paz Cidadania, projeto do Governo do Estado, que vai oferecer RG, CPF, ID-Jovem (carteira de identificação para jovens), atendimento jurídico e certidão de nascimento, tudo gratuito.
Não há necessidade dos interessados levarem fotografias, estas serão tiradas na hora. Portar apenas a documentação necessária para o atendimento que deseja.
Ainda no sábado, a partir das 9h, a Secretaria de Estado de Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Marabá, realizará o Seminário Técnico “Centro de Convenções e o Mercado de Eventos”, tendo como público-alvo estudantes de turismo, profissionais da área, empresários do “trade” turístico, profissionais liberais, assim como o público em geral.
Também no sábado, mais uma sequência de shows, com artistas locais.