Cidade: Final de semana é marcado por combate a crimes ambientais

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) tem  trabalhado ainda mais intensamente no combate aos crimes ambientais em nossa cidade, durante o verão. Só nesse fim de semana foram 69 chamados atendidos, sendo 38 referentes às denúncias de poluição sonora e outros 31 de combate aos focos de queimadas.

Nas operações de poluição sonora foram apreendidas uma caixa amplificada e três pessoas foram notificadas para responderem a processos administrativos no órgão. O maior número de incidências ocorreram na Nova Marabá. Para realizar a fiscalização, a Semma contou com o apoio da Guarda Municipal de Marabá (GMM).

Trânsito

Além deste suporte, a GMM também atuou junto ao Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) e a Polícia Militar na fiscalização do trânsito na Folha 27, no sábado, e na Cidade Nova, no domingo. Também houve uma operação junto a  equipe da Postura em Morada Nova.

Na sexta (31), uma operação integrada entre DMTU, GMM, PM e a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) fiscalizou e orientou sobre as regras de funcionamento de bares e restaurantes nas áreas da Nova Marabá e Marabá Pioneira.

Queimadas

As queimadas seguem sendo motivo de preocupação constante durante o verão marabaense. A Defesa Civil do município está de prontidão todos os dias da semana para atender a demandas de possíveis focos de incêndio. A equipe conta com 20 brigadistas, quatro veículos e está equipada com um caminhão pipa de 20 mil litros, bombas costais, abafadores além de equipamentos de limpeza como enxada, rastelo e todos os demais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários.

Na sexta-feira (31) foram apagados dois focos de incêndios no Jardim Imperial, no Núcleo Cidade Nova, um no Bairro Nossa Senhora de Aparecida e um na Rua 14 de Junho, Nova Marabá. No sábado (01) foram controlados focos nas Folhas 18 e 25, Bairro Araguaia e Marabá Pioneira. No domingo (2), o Bairro Araguaia voltou a sofrer com queimadas. Além disso, o Bairro Carajás, Nossa Senhora Aparecida e Jardim União também precisaram de intervenção da Defesa Civil para controle de chamas.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação 

Acessibilidade