Cidade: Florada dos ipês deixa Marabá ainda mais bonita

(18 de junho de 2020)

Encontrar um ipê florindo em Marabá é fácil. Difícil mesmo é resistir à tentação de parar e tirar uma foto.  Nesta época do ano a cidade fica mais colorida, bonita, irresistível. A beleza das flores deixa o passeio ainda mais agradável e chamativo, modificando a paisagem urbana. Um espetáculo para se contemplar no alto das árvores e pelo chão, que ganha um tapete de pétalas.

A cabeleireira Graziele Rios, a estudante Rhuane Beatriz e a vendedora Glenda Ferreira saíram de casa nesta terça (31) só para apreciar essa beleza natural. O passeio foi organizado por Glenda, que mora há 14 anos na cidade e não cansa de admirar as àrvores. “Propus o passeio para batermos as fotos porque temos ipês muito bonitos aqui na Vp7. Aproveitamos a cidade e esse presente da natureza” conta.

Nem todos sabem, mas o ipê já foi considerado a árvore símbolo do Brasil, sendo substituída depois pelo Pau Brasil. Hoje a flor do ipê é considerada a flor símbolo nacional. Flor que encanta Graziele Rios, marabaense que mora em Belém, e aproveita a visita na cidade para admirar as plantas. “Em Belém não tem tantos assim. Não é comum andarmos pela cidade e passarmos debaixo dessas àrvores”, destaca.

A cabeleireira não voltava à cidade havia três anos, e ficou feliz com o que encontrou no seu retorno. “A cidade está mais organizada, mais limpa, mais cuidada. Vemos muitas coisas e cuidados que não se tinha antes. Com os ipês fica ainda mais bonita”, opina.

A estudante de letras, Rhuane Beatriz, veio do distrito de São Felix para aproveitar o passeio com as amigas. “É estranho, a gente anda pela cidade e do dia para noite os ipês florescem. É tão rápido que a gente não percebe. Quando vemos já está tudo mais bonito. É uma àrvore estranha, que fica sem folhas e cheia de flor”, comenta.

A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta essa peculiaridade de ficar totalmente desprovida de folhas. Isso acontece porque devido a baixa umidade, a flor concentra toda a energia na produção de sementes e flores. Os ipês costumam florescer de julho a setembro, pois devido ter uma semente leve, ela precisa que o tempo esteja seco e quente, assim o Ipê começa a florar quando cessam as chuvas.

Além de embelezar a cidade, a árvore de ipê também contribui dando sombra para pessoas e animais, diminuindo a temperatura e ajudando as abelhas, pássaros e demais animais que precisam do pólen e da dispersão de suas sementes que contemplam a cadeia ecológica.

Em Marabá, podemos encontrar Ipês nos mais diferentes bairros e ruas. Entre elas a Folha 31, ao longo da Avenida VP-3, VP-6, VP-7 e  VP- 8, na Praça do Novo Horizonte, Avenida Paraíso no Bairro Liberdade, na Rodovia Transamazônica e muitos outros locais.

Faça como Graziele, Rhuane e Glenda, tire um tempo, aproveite para contemplar a florada dos ipês, contemplar Marabá que está ainda mais bonita.

Texto: Osvaldo Henriques

Fotos: Paulo Sérgio dos Santos