Cidade: Florada dos ipês colore ruas e torna Marabá mais bela
Nesta época do ano, diversas vias, pontos e canteiros de Marabá recebem uma ajudinha da natureza. Tudo fica mais bonito com a florada dos inúmeros ipês espalhados pela cidade, nas cores: branco, rosa e amarelo.
O ipê é uma árvore nativa do Brasil e seu nome vem da língua tupi, que significa “casca dura”. Sua florada ocorre entre os meses de junho e setembro, no período mais seco.
Suellen Alencar tem 18 anos e trabalha como técnica administrativa. Ela mora há mais de dez anos em Marabá e todos os anos acompanha o período em que as ruas da cidade ficam mais coloridas.
“Para mim é a época mais bonita do ano. É uma época muito admirável, que atrai bastante pessoas”, pontua.
Como tudo hoje vai para as redes sociais, imagens do colorido das flores e imponência dos ipês tomam conta dos feeds e stories. “Vamos encontrar bastante pessoas tirando foto porque realmente é uma época muito bonita, bem mais colorida, que dá mais vida à cidade”, reitera Suellen.
Judmilla Alves, vendedora, contemplava o canteiro central da via repleto de ipês enquanto passava pela Avenida VP-7. Ela compartilha que sua cor preferida é o rosa.
“É uma das épocas mais bonitas, que a cidade fica cheia de cor, colorida, bonita. É uma alegria muito grande. A gente pode até estar triste, mas vê essa cidade tão bonita, tão florada, a gente se sente bem melhor. Fica muito mais bonita, mais cheia de vida e aqui é uma das mais bonitas”, ressalta a vendedora.
Durante o período de florada, agentes do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) realizam a limpeza das flores que caem, além de outros serviços de cuidado executados ao longo do ano.
“Trabalhamos fazendo a irrigação deles e poda se necessário. Também fazemos a colheita das sementes e novos plantios. Nosso setor de paisagismo é que faz todo esse processo. Atualmente, o setor conta com 35 funcionários”, explica o coordenador de paisagismo da SSAM, Edilson Nunes.
Raimunda Camilo trabalha como diarista e compartilha que por onde anda vê os ipês floridos. Ela sempre passa no canteiro que fica entre as Folhas 16 e 22 onde há ipês. Ela compartilha que fez curso de agente ambiental e que sempre está atenta à beleza natural proporcionada pelas árvores.
“Fica muito lindo, né? As flores representam muita coisa na nossa vida, é uma alegria muito grande ver esses ipês assim floridos, a cidade alegre”, ressalta Raimunda Camilo.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio