Cidade: Orla do Amapá vira ponto de encontro e muda rotina de moradores
A nova Orla no Bairro Amapá trouxe uma nova cara para a comunidade local. Além de favorecer o bairro esteticamente, ser um novo espaço de lazer para crianças e adultos, com a nova estrutura os moradores têm um lugar aconchegante para bater papo, prestigiar o fim de tarde e deslumbrar-se com as belezas do Rio Itacaiúnas.
Passeio com a família
É o que fez Roni Barbosa na sexta-feira passada. O ‘sextou’ aconteceu com a família prestigiando o por do sol. “Fim de tarde é sempre gostoso. Moro na Cidade Nova e é a segunda vez que venho. Hoje trouxe minhas filhas e minha mãe, mas já combinei com a esposa, que tá trabalhando de virmos um dia ver o sol se por”, comenta o funcionário público.
A filha Lara Selena Cavalcante Ferreira, 8 anos, era a mais empolgada. “Esse ventinho está muito gostoso”, disse a menina entre um sorriso e outro enquanto olhava o parquinho à sua frente. “Estamos aqui olhando o rio, mas ainda quero ir brincar”. Um pouco mais tímida, sua irmã Taís Gomes Ferreira completa. “É a primeira vez que vim ver aqui e estou gostando muito. Também quero ir brincar”.
Infelizmente, apesar do pouco tempo, muito dos brinquedos e equipamentos já foram depredados e saqueados. No entanto já foram substituídos pela atual gestão, para que a comunidade possa apreciar as belezas da natureza desse novo espaço de lazer.
A Obra foi entregue no último dia 16 de outubro e a vovó, Raimunda Barbosa, 80 anos, ficou surpresa em visitar o local. “Eu nem sabia dessa nova orla, fiquei muito surpresa quando meu filho me trouxe. Aqui era tão diferente, ficou muito bonito, gostei muito”, disse a aposentada.
Romance
Enquanto Roni Barbosa adiou o passeio romântico com sua esposa, Regivan Alves, que mora próximo a entrada na parte alta do bairro Amapá, não. Ele e a esposa, Gerciane Alves, aproveitaram para curtir a praça e o clima mais ameno da cidade.
“Cheguei cansado hoje do trabalho e vim aqui. Devido ao tempo não tivemos tantas oportunidades de vir como queríamos. Mas hoje aproveitei, chamei ela e viemos aqui curtir esse ambiente”, comenta.
A esposa, é claro, ficou feliz com o passeio. “Trouxemos nossa filha Kayla, que está brincando ali no parquinho, e viemos aqui nas grades ver o rio. Melhorou muito o ambiente, antes era mato e lama e agora temos esse espaço”, comenta a dona de casa.
Pets também aproveitam
Nem só os humanos aproveitam o novo espaço de lazer. Zeus, pastor alemão, também estava feliz da vida passeando com seu tutor, Victor Gabriel, pela orla. Entre uma lambida, uns latidos e uma caminhada e outra, o cão parava para descansar e curtir o vento propiciado pela proximidade com o encontro dos rios.
O militar de 19 anos conta que nasceu no bairro e que antes ficava mais tempo em casa e passeava menos com seu amigo de quatro patas.
“Agora toda vez que tenho folga venho aqui com ele. Antes passeávamos no meio do rio, mas era menos e não era a mesma coisa. Agora saiu mais. Gosto de vir aqui com ele, ver o por do sol. Ficou muito bom esse local, bom para nós que somos moradores”, completa Victor.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento