Cidade: Prefeitura inaugura Centro de Esportes e Lazer Paulo Marabá

A cidade acaba de ganhar um novo atrativo na entrada da Marabá Pioneira, bairro histórico do município, é o Centro de Esporte e Lazer Paulo Marabá. O espaço foi entregue à população, na sexta-feira (24), para a prática de exercícios físicos. A cerimônia seguiu todos os protocolos de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus. Todos os presentes tiveram de usar máscaras e álcool em gel.

A área, antes deteriorada, foi transformada em um ambiente amplo com uma pista para patins, pista para caminhada e corrida com três metros de largura e 256 metros em todo contorno do espaço. Além de receber paisagismo, iluminação, bancos em concreto e estacionamento, o ambiente contém lixeiras e parte dele é murado para melhor preservação e segurança do centro e dos frequentadores.

De acordo com o prefeito Tião Miranda, o espaço foi construído pensando no bem-estar da população e no turismo, já que está localizado na entrada do bairro pioneiro. Mas o gestor também ressaltou que o local deve se manter como ponto de apoio para as vítimas das cheias dos rios. A prefeitura providenciou poço artesiano, caixa d’ água e subestação no local.

“É importante porque é a entrada da Marabá Pioneira e as pessoas passavam aqui, via aquele local abandonado, escuro e hoje é uma área de lazer para as crianças e adultos fazerem suas caminhadas. Serve até para os abrigos, futuramente, se tiver uma enchente, porque tem toda a estrutura. Estamos deixando a cidade mais atrativa e cuidando das pessoas”, destaca o prefeito.

Prefeito Tião Miranda

Alexandre Barreto, secretário de Esporte e Lazer, enfatiza a importância desta  nova opção de espaço para os desportistas da cidade.“Esse complexo desafoga a Toca do Manduquinha, onde as pessoas fazem a prática do skate e patins, aqui vai servir para isso. Também é a terceira pista de caminhada que a Prefeitura entrega e isso traz qualidade de vida para as pessoas”, observa o secretário.

Alexandre Barreto, Secretário de Esportes

Maria Santana Rocha, 73 anos, mora no bairro há mais de 20 anos. A aposentada aproveitou o momento para conhecer o espaço, que pretende utilizar para as caminhadas. “Esse espaço aqui é uma benção maravilhosa. Era feio, sujo. É um crescimento para a cidade. Vou aproveitar maravilhosamente nas caminhadas, porque fica perto da minha casa”, comenta.

Maria Santana Rocha

Seu Gerson Barbosa, 73 anos, também foi ao local para inaugurar a pista de caminhada. Vestido com traje esportivo, o aposentado está satisfeito com o novo ambiente do bairro, onde mora há mais de 40 anos. “Achei excelente! Pensei que iria ficar bem menor porque tinha aquele mercado velho, mas ficou ótimo pra fazer caminhada e se divertir um pouco. É um lugar de lazer, espetacular”, afirma.

Seu Gerson Barbosa

Márcia Lucena é membro do grupo “Liberdade no Patins” e testou a mais nova pista da cidade. A patinadora reconhece que a prefeitura tem ampliado os  espaços para esse público. “A gente vê a importância que tem o esporte. É incentivo, motivação pra gente. Temos uma pista na cidade nova e agora duas aqui na Velha, inclusive para as crianças, porque é um espaço bem grande e dar para andar com segurança”,  avalia.

O grupo “Vida Saudável”, sob o comando de Gleyson Oliveira, professor de aerohit dance e ritmos, inaugurou o espaço com uma aula movimentada. O projeto das Folhas 29 e 10 leva saúde através da dança para toda a cidade. “Um espaço a mais para a comunidade procurar se movimentar, buscar a saúde através da dança e a gente agradece”, disse.

O grupo de Euler Fonseca, proprietário de academia Master Fit, também esteve fazendo uma demonstração de hit e aprovou o lugar. “Essa praça contempla várias modalidades de esporte. É um espaço amplo e bem localizado. A gente fica muito feliz vendo este tipo de ação da prefeitura, essa preocupação com quem pratica esporte e que não tem o poder aquisitivo para estar numa academia ou pagando aula particular e aqui ela pode ter tudo isso”, ressaltou Euler.

Euler Fonseca

Homenagem

Sendo um dos mais expressivos nomes do esporte de Marabá, Paulo Henrique Pires Rodrigues, o Paulo Marabá, foi um dos primeiros marabaenses a atuar como jogador profissional de futebol.

O atleta passou por equipes como Tuna Luso, Paysandu, Águia de Marabá e também esteve à frente da administração do Estádio Municipal “Zinho de Oliveira”.  O desportista faleceu em 2010, sendo homenageado pelo município dando nome ao mais novo espaço de esporte e lazer da cidade.

A família de Paulo Marabá esteve presente na cerimônia de entrega do centro e, emocionados, participaram do descerramento da placa.

Salyne Rodrigues, neta do Paulo Marabá, disse que o sentimento da família é de reconhecimento e gratidão. “Ele foi inspiração para muitas pessoas, inclusive para mim que escolhi a área do lazer e do esporte. Ele foi inspiração por dedicação e amor que teve pelo o esporte, até a morte. É com muita gratidão que recebemos essa homenagem”, afirma a professora de Educação Física.

Salyne Rodrigues

Veja outras fotos: 

 

 

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sérgio Barros (áereas) / Secom PMM 

 

Acessibilidade