Seaspac: Serviço e acolhimento de idosos já funciona em nova estrutura
O Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar) já está funcionando no novo endereço, entre a Avenida Minas Gerais e a Rua Itacaiúnas, no Bairro Belo Horizonte. O espaço é mais amplo e totalmente adaptado para os moradores. Lá, eles contam com dormitórios masculino e feminino, banheiros, cozinha, sala e locais para atendimento pedagógico e escuta.
O Cipiar é uma Instituição de Longa Permanência (ILPI), que atende idosos acima de 60 anos, por 24 horas, e é mantida pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). Atualmente, o Cipiar acolhe 18 idosos, sendo três mulheres.
A pedagoga Adriana Ferreira é a atual coordenadora do centro. Segundo ela, o perfil dos acolhidos é, basicamente, aquele com direitos violados. No Cipiar, eles recebem todo o atendimento necessário para o bem-estar, promovido por uma equipe multiprofissional, formada por enfermeira, técnicos em enfermagem, pedagogas, cuidadores, psicóloga, assistentes sociais, cozinheiros e profissionais de apoio, bem como voluntários.
“Aqui eles recebem todos os tipos de cuidados como se tivessem na casa deles. O nosso objetivo é vê-los felizes juntamente com seus familiares. Nós corremos atrás para reinseri-los nas famílias. No ano passado, tivemos sete idosos que retornaram às suas famílias. Mas lógico, isso quando a família dar condições, porque quando a família é quem viola os direitos, não tem condições. Quando a gente vê a felicidade dos idosos em serem atendidos nas necessidades deles, tanto física, quanto emocional, é muito gratificante”, destaca Adriana.
José Gonçalves de Brito, 70 anos, está no Cipiar a 4 meses, sequelado por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele vivia na casa de conhecidos, e no centro tem recebido todos os cuidados, inclusive para auxiliar na recuperação dele, como exercícios fisioterapêuticos.
“ Aqui tá bom demais, é tudo por conta da prefeitura. Aqui tem comida, merenda, os cuidados são bom demais. Os cuidados aqui são bons, e eu já estou começando a melhorar”, disse o idoso.
Assim como seu José, outros 17 idosos têm histórias de vida que os levaram ao acolhimento institucional. Apesar de receberem todos os cuidados dos profissionais, eles ainda são carentes de afeto e gostam de visitas, que inclusive já foram reabertas.
“As visitas estão acontecendo, é preciso agendamento e seguir todos os protocolos de segurança, porque a gente preza muito pela qualidade da saúde deles. Além disso, o Cipiar está de portas abertas para as faculdades, para quem quiser fazer estágio na parte de fisioterapia e psicologia também. Então, as instituições de ensino que queiram trazer os alunos e proporcionar esses atendimento para os idosos podem vir, precisamos muito dessa parceria,”, destaca a coordenadora.
Contatos para agendamento:
📱 94 99174 – 1005 Adriana
📱 94 99135- 3453 – Instituição CIPIAR
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Confira outras fotos