Seaspac: Idosos do Cipiar realizam programação natalina com Papai Noel
Programações de Natal ainda incluirão confraternização no Centro com entrega de presentes.
O fim de ano é sempre uma época de reflexão, reencontros e de magia. Ver o Papai Noel e os enfeites do natal é uma programação normalmente relacionada às crianças. Mas os encantos do Natal costumam sensibilizar e emocionar a todos. Para que os idosos do Centro Integrado da Pessoa Idosa “Antônio Rodrigues” (Cipiar) possam viver essa emoção foi realizada uma visita ao Shopping Partage Marabá para tirar fotos com o bom velhinho.
O passeio foi organizado na manhã desta quarta-feira (15), das 8h às 10h da manhã, antes do horário de abertura do Shopping, devido às medida de prevenção contra a covid-19 e a dificuldade de mobilidade dos idosos. “É muito importante para eles. Eles saem, passeiam, se sentem incluídos. Sentem que ainda fazem parte da sociedade e isso tem um efeito psicológico muito positivo, que tem efeito para que se sintam mais vivos, motivados e felizes. O seu Walter, por exemplo, não costuma falar, quando chegou aqui ele já pronunciou algumas palavras”, explica a psicóloga do Cipiar, Ivana Lacerda.
Após a confraternização com o Papai Noel, os idosos subiram ao quarto andar onde foi realizado um café da manhã com eles. A Raimunda Moreira, 60 anos, é cadeirante e está há 4 meses no Cipiar, ela veio do Maranhão para encontrar a família e foi acolhida pelo Centro. “Estou gostando muito do Centro. É muito bom. E esse passeio também é muito divertido e estou gostando da comida”, conta rindo, revelando que pediu um vestido de Natal.
O presente de Raimunda vai chegar no dia 22, quando o Centro organizará a segunda parte do Natal com Amor no Cipiar. Neste dia será realizado uma confraternização no próprio Centro e os idosos foram ‘apadrinhados’ por servidores do centro que farão a entrega dos presentes.
“Faz parte da nossa programação para fazê-los viverem o Natal. Eles colocaram para gente as opções do que gostariam de ganhar e organizamos para que eles recebam o presente e participem dessa confraternização lá dentro mesmo, para que todos possam participar. Alguns deles não gostam de sair de lá”, comenta Gorete Rodrigues, diretora do Cipiar.
Dos 17 idosos presentes no Centro, 12 participaram da programação no shopping.
O passeio também emocionou o seu Cleomar Alves Elencar, 80 anos, ele foi encontrado em situação de abandono, após denúncias de vizinhos. Foi acolhido pelo Cipiar em 2021 e diz que quer ganhar um sapato neste Natal. “Muito bom sair para passear. Estou gostando de tudo. Para mim é uma alegria poder estar aqui. Já tirei foto com o Noel e estou me divertindo”, comentou.
Veja outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Nascimento