Semel: 5º Circuito Marabaense de Skate homenageia o professor Nelson Jean
Um misto de emoção e muita adrenalina nos participantes do 5º Circuito Marabaense de Skate, realizado neste sábado, dia 4, na praça Monsenhor Baltazar, na rotatória das Folhas 16 e 27. O evento fez uma homenagem ao professor Nelson Jean, um dos precursores da prática do esporte em Marabá e região.
Com cinco modalidades, o evento, que contou com atletas de Marabá e outros municípios, como Canaã dos Carajás, Moju, Cametá, Parauapebas e Imperatriz, homenageou o professor de sociologia Nelson Jean e atleta de skate, conhecido como “o Cão”, que faleceu no último dia 15 de outubro, vítima de infarto. E, logo pela manhã, foi servido um recheado café da manhã oferecido pela Associação Marabaense de Skate.
“Quando aconteceu a situação do Nelson, a primeiro momento pensamos em desistir e não mais fazer essa homenagem, e não mais fazer um campeonato, porque tava todo mundo muito abatido com a situação. Mas aí pensamos, essa não seria o comportamento do Nelson, ele queria que a gente fizesse toda essa programação, ele queria que a gente fizesse essa homenagem, então, hoje, decidimos não fazer um campeonato de skate voltado para skatista, mas sim pro pessoal da Emater, para o pessoal da prefeitura, para os pesquisadores, antropólogos da cidade, para todas as culturas, todas as tribos que o Nelson participava. Então, a gente tá muito feliz, com uma expectativa imensa”, comentou Daniel Rodrigues, Presidente da Associação dos Skatistas de Marabá.
Amigo pessoal do Nelson Jean e skatista Marcelo do Carmo, o popular Paulista, esteve durante todo o evento. Ele contou que Nelson Jean era uma referência para muitos jovens iniciantes no esporte e que vai deixar uma grande lacuna na história desse esporte na cidade.
“Nelson era uma referência para muitos de nós, uma pessoa que não media esforços para que os eventos acontecessem, se entregava de corpo e alma e, em razão desse amor que ele tinha para o esporte, ele vai deixar uma falta muito grande e nós não poderíamos deixar de realizar o evento e fazer uma justa homenagem a tudo que ele representa para nós”, disse.
E a prática do skate em Marabá já está rendendo bons frutos, já temos uma representante no campeonato brasileiro de Skate, a jovem Ruana Sales. “Eu estou muito emocionada, estou muito feliz, passei em primeiro lugar para o brasileiro. Quero crescer bastante, virar profissional. A cabeça está na Olimpíada também, né? Lógico”, afirma.
O evento é uma realização da Associação dos Skatistas de Marabá, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Associação das Modalidades Esportivas de Marabá.
“Primeiro agradecer ao nosso bom Deus, por estar vivenciando mais esse momento aqui. Agradeço ao governo municipal por contribuir de uma forma muito positiva e só quem ganha é o desportista e dizer que o trabalho de união vem fazendo com que essas modalidades se fortaleçam, venham a ser funcional e vamos continuar nessa batalha firme e forte contribuindo com o desporto da nossa cidade”, afirmou Eriomar Pereira.
Confira outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes