Círio de Marabá: Reunião com órgãos de segurança acerta detalhes da procissão
Nesta segunda-feira, 12, ocorreu a reunião da organização do Círio de Marabá com os órgãos de segurança a fim de acertar os detalhes do planejamento estratégico de segurança do círio. O momento contou com a presença de representantes da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A reunião aconteceu no palco do Círio, na Folha 16, ao lado do Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Na ocasião, a organização apresentou a programação e os percursos dos dias 15 e 16 de outubro, sábado e domingo, que compreendem a trasladação e a procissão, além de demais programações e romarias.
A organização espera receber neste ano, com a volta da programação presencial, cerca de 250 mil promesseiros. Para isso, é necessário garantir infraestrutura e segurança às pessoas que irão participar, como destaca Lady Anne Sousa, diretora de evangelização.
“A nossa reunião hoje foi para apresentar todo o nosso planejamento, tudo o que nós organizamos na construção de um trabalho coletivo, de todo o percurso e as programações oficiais do Círio de Nazaré, trazendo também as novas ações, novidades para o Círio este ano. Tivemos uma excelente participação dos órgãos de segurança, cada um deixou a sua contribuição para q que a nossa festa de fato seja linda, seja bonita, tranquila, cheia de paz e que todos vocês possam participar conosco com muita tranquilidade tendo a certeza dessa parceria, desse apoio de todos os órgãos de segurança na execução, aplicabilidade, na vivência do Círio de Nazaré neste ano”, pontua Lady Anne Sousa.
O inspetor Wiliscley Leão, comandante da Guarda Municipal, ressalta a participação dos agentes do órgão que este ano contará com cerca de 30 guardas durante as programações do Círio.
“A novidade que tem vai ser uma Ciclo Romaria que será no dia 8 de outubro, num sábado, e no domingo, dia 9, vai ter Moto Romaria. A guarda municipal vai estar também nessas duas atividades…a princípio vamos colocar todas as nossas motos para participar dessa motoromaria. A participação da guarda vai continuar nas peregrinações que acontecem de bairro em bairro. Então, a gente vai tentar dar um apoio maior, tentar cobrir essas peregrinações que vão sair de uma paróquia para outra”, explica o comandante.
Para garantir a segurança nas vias e perímetros que compreendem a procissão, o DMTU também irá atuar
“No dia do Círio, nós vamos garantir o isolamento das vias para dar total segurança às pessoas, limitando os veículos, isolando a entrada da Marabá Pioneira desde as 6h da manhã. Ao todo serão 80 agentes e 20 viaturas”, explica o diretor de trânsito do DMTU, Francivaldo da Silva.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação