CMAS JÁ TEM NOVOS CONSELHEIROS PARA O BIÊNIO 2017/2019
A cerimônia de posse do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para o biênio 2017/2019, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Agropóles do Incra. O CMSA é um órgão fiscalizador e de controle social da Política Municipal de Assistência Social. É uma instância deliberativa de composição paritária formada por 14 representações, sendo sete do poder executivo municipal e outras sete de entidades não governamentais. Em Marabá o Conselho de Assistência Social já existe há vinte anos.
A nova gestão está composta da seguinte forma: representações do governo (Secretaria Municipal de Assistência Social- SEASP, Secretaria Municipal de Educação-SEMED, Secretaria Municipal de Planejamento-SEPLAN, Secretaria Municipal de Finanças-SEFIN, Secretaria Municipal de Agricultura- SEAGRI E FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA); e representações não governamentais (Projeto SEMEAR, Instituto Juventude, Futuro Melhor, Associação dos Aposentados e Pensionistas, Lar Fabiano de Cristo e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marabá-SERVIMAR).
A Secretária de Assistência Social, Nadja Lúcia Oliveira Lima, foi quem presidiu a solenidade e desejou sucesso aos novos conselheiros. Ela destacou a importância do órgão para o funcionamento das políticas sociais, por isso, acredita que o governo e conselho devem ser parceiros nas ações em benefício da população. “ O conselho não deve ser uma confraria de amigos e nem tão pouco um palco de rifles, porque nós juntos é que temos que construir uma política de assistência voltada a todos os segmentos da sociedade e construir juntos novos paradigmas para Marabá”, afirmou a secretária.
A eleição para a presidência do conselho aconteceu na sequência da posse. Nesta gestão, a presidência e a primeira secretaria devem ficar com o governo, sendo assim, a SEASP foi eleita para a presidência e será representada pela secretária Nadja Lúcia Oliveira Lima, já a vice-presidência ficou com o Projeto Semear. A primeira secretaria estará com a SEMED e a segunda, com o SERVIMAR.