CMM PROMOVE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Na manhã desta quarta-feira (07) os vereadores da Câmara Municipal de Marabá (CMM) prestaram homenagem às mulheres na 1ª sessão solene do ano, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a transcorrer amanhã (8). Foram distribuídas honrarias àquelas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento de Marabá.
O presidente da CMM, Pedro Correa, ao abrir a sessão do dia, transferiu o comando do cerimonial para as três vereadoras (Irismar Sampaio, Cristina Mutran e Priscila Veloso), que compuseram a mesa exclusivamente de mulheres, dentre elas, convidando Nadjalúcia Lima, secretária de Assistência Social; e Júlia Rosa, presidente do Comdim – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
Para a vereadora Priscila Veloso, o dia 08 de março é momento de luta, ideal para reivindicações de direitos contra os diversos tipos de agressão que afligem as mulheres.
A presidente do Comdim, depois de cumprimentar nominalmente as vereadoras e público em geral, fez um balanço da violência contra a mulher, citando números do Brasil e no mundo, com base em informações das Nações Unidas e institutos de pesquisa nacionais. Destaque para os estupros, que acontecem na velocidade de um em cada 11 minutos.
Disse também, que esses números revelam apenas cerca de 10% das ocorrências, ou seja, aquelas que chegam aos órgãos de defesa. Mesmo assim, somente 15% dos acusados são presos. Em 2017, mais de 20% dessa violência foi contra crianças, menores de 12 anos, incluindo aí também do sexo masculino.
Júlia Rosa frisou ainda a violência doméstica e feminicídio, afirmando que a cada 7,5 segundos uma mulher é vítima de agressão doméstica no Brasil. Que esse tipo de agressão vem aumentando em relação à década anterior: cerca de 50% entre as mulheres negras e pouco mais de 9% relativos às mulheres brancas.