COMBATE AO ALAGAMENTO: 50 HOMENS EM 10 EQUIPES ESTÃO EM OPERAÇÃO EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE.
Diante do aumento de reclamações de alagamentos, a Prefeitura de Marabá, por meio da Semsur – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos –, trabalha hoje (16) com mais de 50 homens e máquinas, distribuídos em cerca de 10 equipes, em vários pontos da cidade, objetivando a desobstrução da passagem de águas pluviais em bueiros e valas.
Segundo Antônio Francisco Alves (Chiquinho), assessor da Coordenação de Limpeza Urbana, durante a chuva desta quarta-feira, 15, o ponto de onde mais houve reclamações foi da parte central da Avenida Manaus, no bairro Belo Horizonte. Hoje cedo, uma equipe já estava no local fazendo a desobstrução do esgoto. Mais uma vez, o lixo jogado pela população reduz a vazão na água no local.
Fotos mostram o volume a que chegou o alagamento daquele trecho da Manaus que, por duas vezes este mês, ficou intrafegável a veículos de pequeno porte.
“Mesmo que se faça a limpeza, o problema vai continuar. Mas a prefeitura já dispõe de projeto para troca da tubulação de esgoto, que é muito estreita para comportar o volume de água que flui para esse ponto da Avenida Manaus”, observa Chiquinho.
Ainda de acordo com o assessor de Limpeza Urbana, outras cinco equipes trabalham em roçagem e desobstrução de valas na Folha 17, por trás do Hospital Municipal e Pátio do DMTU. No bairro São Félix e as proximidades da Escola Tocantins, conhecida como CAIC, outros dois grupos procedem serviço semelhante.
Na Folha 33, em dois pontos distintos, máquinas limpam vala transversal da rua que passa na lateral do Supermercado Mateus e outra situada ao fundo do Atacadão e da Assembleia de Deus.
E também, no Residencial Tocantins, próximo a Escola Olavo Bilac, uma escavadeira de grande porte faz limpeza e alargamento de uma vala, retirando o material diretamente para caçambas, que o levam para local adequado.
A ação é feita em conjunto com a Defesa Civil que está fazendo o monitoramento das áreas de risco e pontos críticos de alagamentos.