COMDEC PREPARA PLANEJAMENTO EM CASO DE CHEIA DO RIO

(23 de fevereiro de 2017)

Na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório do Gabinete do Prefeito, reuniram-se as diversas instituições colaboradoras da Comdec – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – objetivando o planejamento de ações referentes ao socorro às vítimas de uma possível enchente de maior proporção dos rios que banham Marabá. Segundo Jairo Milhomem, coordenador de Defesa Civil, o nível das águas do Rio Tocantins, desde o dia 10 de fevereiro, quando a Comdec iniciou o monitoramento, vem subindo de modo preocupante, passando de 5,70 metros naquela data para 9,00 metros na manhã de hoje e que, ao contrário de anos anteriores, a elevação não vem coincidindo com a previsão da Eletronorte, mas sempre com variação para cima.

Segundo o Chefe do Gabinete, Walmor costa, o momento é de cautela, embora o nível dos rios já comece a incomodar (duas famílias já foram desalojadas), o planejamento é necessário e deverá saber a quantidade de famílias a serem remanejadas, quantos caminhões são necessários para isso e tudo mais que envolva essa emergência. Além de identificar as consequências de uma enchente de maior volume, é necessário saber antecipadamente o que cada organismo representado no encontro deve fazer.

Todas as instituições envolvidas no processo já se encontram em estado de atenção, a partir de agora, a defesa civil deverá ser responsável pela ação de mobilização do processo.

ASCOM – Assessoria de Comunicação
Telefone: (94) 3322-1140