Comdim: Caminhada de Mulheres em Morada Nova conscientiza para folia com respeito
Na manhã desta quinta-feira, 16, no núcleo Morada Nova, aconteceu o alerta sobre a importunação sexual contra mulheres no período de carnaval. As integrantes da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), percorreram as ruas do bairro levando a mensagem da Campanha: “Folia com Dignidade, Enfrentando Todo Tipo de Crime Sexual“.
A Campanha conta com a parceria do Conselho da Mulher de Marabá (Comdim) e da Guarda Municipal através da Patrulha Maria da Penha e tem por objetivo conscientizar sobre os Direitos da Mulher em relação ao crime de importunação sexual, conforme a Lei nº 13.718, sancionada em 24 de setembro de 2018. De acordo com a referida lei, em qualquer conduta como assediar ou apalpar uma mulher sem que haja consentimento e permissão, o infrator pode ser punido com prisão de 1 a 5 anos.
“A gente sabe que esse momento intensifica a violência pelo consumo do álcool e chamamos atenção principalmente das mulheres que elas não precisam aceitar nenhum tipo de violência nenhum tipo de abuso porque tem uma rede de proteção temos a defesa da mulher a delegacia e ela pode ligar para o 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Municipal e não aceitar nenhum tipo de violência”, alertou Priscila Veloso, Secretária Adjunta de Assistência Social e Presidente do Comdim.
A comunidade do núcleo de Morada Nova recebeu bem a mensagem do Não à Violência contra a Mulher e o Não à Importunação Sexual durante o período de Carnaval. O comerciante Hélio Duarte elogiou a iniciativa.
“Eu acho que não somente durante o carnaval, mas durante todo tempo, a mulher deve ser respeitada em qualquer circunstância, ela pode vestir o que quiser durante o carnaval e o respeito deve sempre prevalecer”, opinou Hélio Duarte.
Outro comerciante também fez questão de afirmar que é contra qualquer tipo de violência contra a mulher e disse que mais campanhas devem ser realizadas para que se possa chegar cada vez mais aos ouvidos da sociedade.
“Eu vejo como muito positiva uma ação em defesa dos direitos para a mulher, a questão da consciência ela deve sempre prevalecer, além do respeito e sempre deve acontecer ações dessa natureza”, disse Rogério Andrade, empresário do núcleo de Morada Nova.
A Campanha Folia com Dignidade começou há mais de uma semana em escolas e outras instituições e a previsão é que aconteça até domingo com ações junto aos locais de festas públicas. Nesta sexta-feira, 17, acontece na Marabá Pioneira e no domingo de Carnaval, o grupo vai distribuir panfletos na Orla de Marabá.
“Essa campanha vai até domingo, onde continuamos nas ruas, mas a companhia já acontece muito antes e depois de domingo, a campanha acontece virtual nas redes sociais”, informou Priscila Veloso, Secretária Adjunta de Assistência Social e Presidente do Comdim.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes