COMEÇA TERRAPLANAGEM PARA ASFALTAMENTO EM ALGUMAS RUAS DAS FOLHAS 18 E 34
Desde o início deste mês, começaram os preparativos para asfaltamento no núcleo Nova Maraba. As obras acontecem na Folha 34 e VE-2, perímetro entre as folhas 18 e 5. A população desses trechos agradece a iniciativa, diante da certeza de maior facilidade na circulação de pedestres e veículos.Na Folha 34, o benefício acontece nas vias 1 e 4, que se interligam num formato em “U”, ligando o asfalto do Centro de Convenções à Rodovia Transamazônica. Esse trecho, na parte de baixo, já dispõe de drenagem; na parte de cima, por ser bastante elevada, a drenagem será superficial, pela sarjeta.De acordo com Esdras Oliveira, engenheiro da Construfox, a obra tem previsão de cinco meses, a contar de 30 de junho, data da assinatura da Ordem de Serviço. Consiste em terraplanagem, pavimentação e meio-fio. Na V1, há necessidade de relocação de alguns postes, praticamente as únicas interferências, porque depende das Celpa.
Indagada acerca do que espera do trabalho em curso, a dona de casa Maria Divina da Conceição, moradora da V4, disse que acredita só agora , porque aquela rua foi preparada para receber asfalto há cerca de dois, mas o benefício não aconteceu. No entanto, em se concretizando agora, vai ser bom para aquela comunidade.
Por sua vez, Antônio Janaílson Santos, açougueiro, afirma com segurança: “a obra vai melhorar a vida dos moradores daquela área, com menos poeira e lama, além valorizar os imóveis daquelas vias”.Enquanto a aposentada Iracema Pereira, morando na V4, diz que há 30 anos espera por essa obra. “Se não fosse pedir demais, eu gostaria que não se esquecessem de colocar uns quebra-molas. Os motoristas são às vezes irresponsáveis, passam com muita velocidade, levando perigo às crianças”.Maycon Sousa, retificador-geral numa oficina da V1, observa ainda que, se fizerem o que estão prometendo, aquela via ficará boas demais, “porque estamos na poeira agora, mas a rua fica muito escorregadia no inverno”.
VE-2 – No mínimo, os moradores da VE-2, pista da direita sentido Folha 18/Folha 5, sentem-se humilhados, considerando que há mais de 20 anos a pista contrária foi asfaltada e a outra seguia intrafegável. Há oito dias a Prefeitura de Marabá, por meio de uma contratada, iniciou obas definitivas para aquele trecho, com drenagem profunda, pavimentação asfáltica e urbanização. O pedreiro Lourival Xavier da Silva diz “a gente se sentia humilhado devido o péssimo acesso a essa rua. Estávamos abandonados pelo poder público”. Agora ele acredita que a pavimentação vai sair.