Semed: Vencedoras do concurso “Servindo com amor” recebem premiação
Na noite desta sexta, 28, várias servidoras merendeiras da rede municipal de Ensino de Marabá participaram do evento de premiação do concurso “Servindo com Amor”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar. A comemoração aconteceu num espaço de eventos, na Avenida Sororó, e contou com a participação das 20 merendeiras das escolas participantes do concurso. Além disso, marcaram presença vários coordenadores dos setores de alimentação, assim como a secretária de educação, Marilza Leite, que fez o anúncio tão esperado das 3 colocadas.
“2022 foi um ano muito importante para nossas merendeiras e para nós também, porque ficamos muito felizes com os eventos. Tivemos uma formação, onde participaram cerca de 470 merendeiras, no Centro de Convenções. Nós ficamos muito felizes com isso. E, lá, nasceu a ideia do concurso “Servindo com amor”. Pensamos muito e as nutricionistas prepararam, com amor, todo esse processo. O concurso era para que a merenda fosse utilizada na produção de pratos com os itens que compõem a nossa merenda escolar. E muitas tiveram muita criatividade e usaram, inclusive, cascas de palgumas frutas. Foi assim algo excepcional”, enaltece a titular da Semed, Marilza Leite.
Vencedoras
As grandes vencedoras foram as profissionais Daniela dos Santos, Beatriz Pereira e Leoneide Ferreira.
Com o prato de carne guisada com macaxeira; arroz e feijão; salada de couve e farofa de soja, a Leoneide Ferreira dos Santos, da Escola Iêda Carvalho da Silva, na Vila Zé do Ônibus, estrada Rio Preto, ficou em terceiro lugar.
“Foi um desafio e tanto. Porque foi uma correria, mas graças a Deus deu tudo certo. Eu já tinha planejado o prato. É muito gratificante. Eu quero agradecer de coração a toda equipe, minha diretora e aos alunos”, exprime.
Já a 2ª colocação foi para a servidora Beatriz Pereira, da Escola Anísio Teixeira, com o prato de assado de carne de panela com macaxeira e ovos cozidos; arroz, feijão com abóbora; batata doce cozida e farofa. “Apesar do trabalho não ser tão fácil, é gratificante. Agradeço à direção, porque foi ela que me incentivou a entrar no concurso. Estou muito feliz”, agradece.
Já Daniela dos Santos, da Escola Silvino Santis, ficou com 1º lugar com um prato de carne cozida com macaxeira; arroz com abóbora; feijão com talos de couve; salada de repolho, couve, cenoura e cheiro verde; suco de acerola e mingau de tapioca caramelizada. Cardápio feito com ajuda de outras colegas.
“É realmente uma emoção muito grande a gente ter o reconhecimento do trabalho que a gente faz com muito amor. É como diz o concurso ‘Servindo com amor’. A nossa equipe que elaborou para sair tudo certinho. A gente sempre leva a sério tudo o que a gente faz. Acho que não tem gratidão melhor do que você ver a criança que comeu toda a merenda e fala ‘tia, estava uma delícia’, é muito gratificante”, declara a vencedora.
Etapas do concurso
Para a realização do concurso, foi elaborado um edital, em novembro, por 5 nutricionistas da Semed, Fabíola Badu, Silvia Moraes, Ana Carolina Moraes, Joicy Martins e Helen Saraiva. Foram vários critérios a serem cumpridos, como por exemplo, utilizar a proteína, produtos da agricultura familiar, e claro, a criatividade ao máximo. Na avaliação, houve a presença dos nutricionistas nas escolas participantes, onde foi feito o teste de aceitabilidade com os alunos, a fim de que eles pudessem aprová-lo. Para a responsável técnica do Programa de Alimentação Escolar, Fabíola Badu, o concurso vai além da competição. Ele resgata a importância das merendeiras nas escolas e fomentar a criatividade e hábitos saudáveis das profissionais.
“O principal objetivo desse projeto foi justamente incentivar as merendeiras às práticas alimentares saudáveis, à construção de hábitos. Então foi primordial justamente para poder influenciá-las a se sentirem especiais dentro da escola. Até porque a merendeira é aquela que produz o alimento, que fornece à criança. Ela é primordial dentro da escola. A gente sabe que em qualquer lugar, a cozinha é o coração do local. Então esse objetivo foi para elas se sentirem valorizadas como profissionais e entenderem a importância dentro do programa da alimentação escolar como uma construtora de hábitos alimentares saudáveis”, pontua.
A coordenadora da Alimentação Escolar da Semed, Gláucia Nogueira, ressalta que os mais beneficiados nessa iniciativa são os alunos.
“A merendeira tem esse papel importante de preparar e ter o cuidado com a preparação. Ela desenvolve e leva esse alimento ao aluno, que vai favorecer seu desempenho na sala de aula. Porque se o aluno está bem alimentado, certamente ele vai conseguir aprender mais, vai ter mais atenção. E a merendeira está além de preparar um prato de comida. Elas criam um laço de afetividade com os alunos. Elas têm essa troca de carinho com eles, porque se tornam parte importante da escola”, afirma.
Merenda escolar de qualidade
É importante relembrar que a alimentação correta promove benefícios corporais e mentais, principalmente aos alunos. Dessa forma, a Semed se preocupa em oferecer um cardápio variado e saudável, nas mais de 200 escolas nas zonas urbana e rural da rede, como cereais, ovos, carnes, frutas, verduras, legumes e polpas, como a de açaí, além de tapioca em grãos etc. A Prefeitura de Marabá garante a merenda escolar para alunos tanto do ensino fundamenta, quanto médio. O cardápio é construído a partir da análise de um corpo técnico de nutricionistas da Semed, para uma alimentação mais saudável aos estudantes. A merenda escolar do município conta com uma lista de 70 itens, sendo 25 deles provenientes da Agricultura Familiar.
A primeira 1ª nutricionista da Semed, Silvia Moraes, trabalha no setor desde 1996. Ela relembra a evolução e o nível ao qual chegou a merenda escolar nas escolas da rede pública de Marabá.
“Foi melhorando a cada ano que passava. Quando a merenda municipalizou, nós introduzimos a proteína, como a carne e o frango, verduras, e foi assim melhorando a cada dia que passa. E aí quando entrou a questão da agricultura familiar, melhorou muito. Desses anos para cá, a nossa merenda escolar está de qualidade e em quantidade. Hoje oferecemos verduras, legumes e frutas. Os alunos e as crianças adoram, e o concurso foi um projeto muito lindo de nossa parte em valorizar a nossa colaboradora, que é a merendeira. É lindo ver a criatividade dela com todos esses produtos em mãos, qual o cardápio que ela poderia ofertar para melhorar cada dia mais”, declara.
Confira outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio, Arquivo Secom e Divulgação Semed