Concurso Público: Provas no 1º turno de domingo ocorreram de forma tranquila e registram 24% de faltosos
A segurança do certame foi reforçada com detector de metais na entrada dos banheiros e na porta das salas. Cada vez que o candidato saía de sala, era passado pelo crivo do detector de metais.
A última etapa do Concurso da Prefeitura de Marabá começou na manhã deste domingo (24), de clima nublado. Foram inscritos 16.164 candidatos para realizar as provas objetivas em 59 escolas do município, para os cargos agente de trânsito e auxiliar de secretaria, ambos de nível médio. Desse total, 4017 faltaram. Logo mais, às 13h30 os portões de 58 escolas de Marabá estarão abertos para o turno da tarde, onde 15.672 candidatos concorrem aos demais cargos de nível médio, exceto agente de trânsito e auxiliar de secretaria.
O clima era de calmaria na porta das escolas, antes de iniciar o certame. Ao contrário da tarde de ontem (23), quando transcorreu prova para nível superior, o trânsito não apresentou engarrafamentos.
O vigilante Relrison dos Santos Lima, acordou cedo, precavido para não chegar atrasado, e antes da abertura dos portões [7 horas] ele já estava aguardando à frente da Escola Geraldo Veloso, localizada na Avenida 2000, Novo Horizonte. O candidato tenta vaga para agente de trânsito. “A expectativa está boa, porque já espero há muito tempo por esse concurso. Eu me preparei bastante no decorrer do processo, agora chegou a hora da verdade. Dormi bem e me considero apto para fazer uma boa prova. Meu sonho é conseguir entrar nessa vaga”, almejou ele que é morador do Novo Horizonte, e está em busca de um emprego melhor.
A autônoma Susi Sacramento também teve seu local de prova na Escola Geraldo Veloso e concorre para agente de trânsito. “Apesar de haver muitos concorrentes para uma vaga, eu só preciso de uma e ela que vim buscar. Eu vim mais cedo para não pegar trânsito. Quanto à preparação não tive muito tempo porque tenho uma jornada tripla, mas tenho conhecimento do Código de Trânsito, sinalização, porque quando fui tirar carteira, estudei. Acredito que tenho boas chances”, disse ela.
Ansiedade e nervosismo podem ser os maiores vilões na hora de garantir uma vaga. A candidata Andreza da Silva Souza, mora em Goianésia do Pará, e confundiu o horário da prova. Ela fará prova para Assistente Administrativo pela tarde, e logo de manhã já estava na porta do Anísio Teixeira. “Quando imprimi o cartão de inscrição tive a impressão que era pela manhã. Acordei cedo e fiz toda rotina. Mas, agora vou retornar e volto mais calma. Mais tempo para estudar também”, contou ela.
Enquanto uns são prevenidos e chegam antes dos portões se abrirem, outros não tomam o mesmo cuidado. Nilson Carvalho veio da cidade de Eldorado dos Carajás, e por questões de segundos, deu com a porta fechada na Escola Anísio Teixeira, que fica na Avenida Nagib Mutran, Cidade Nova. Ele justificou o atrasou pelo clima chuvoso na estrada. Triste, por perder a chance de ser agente de trânsito, ele saiu na garupa do mototaxi para rodoviária, onde retorna para cidade que reside.
Paulo Freire, assessor da Fadesp, afirmou que tudo está acontecendo na tranquilidade, sem nenhuma intercorrência. No total, a Prefeitura de Marabá disponibiliza por meio deste certame 843 vagas em cargos de Nível Fundamental, Médio e Superior.
As provas da tarde começam às 14h30 até às 18h30, com abertura dos portões às 13h30.