Cidadania: Novas conselheiras do Condim tomam posse para biênio 2021/2023
Na tarde desta quarta-feira, 17, aconteceu a posse da nova gestão do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Marabá (Condim). O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC), no núcleo Cidade Nova.
Na ocasião, as 14 novas conselheiras tomaram posse. Sete delas de órgãos governamentais e sete de organizações não-governamentais e instituições da sociedade civil. Entre as novas representantes do setor público está Maria Gabriela Rocha da Coordenadoria de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ela ressalta que o foco será atuar para a melhoria no atendimento à mulher.
“Como coordenadora de saúde da mulher, nossas ações serão voltadas para esse âmbito, mas também no contexto social em que a mulher está inserida em nosso município. A mulher enfrenta desafios todos os dias, a partir do momento que a gente sai de casa. E nesse contexto, nossos desafios serão mais na questão de quebrar tabus que existem em relação à mulher e sua atuação”, pontua.
Com uma camisa estampando o lema “Agora seremos todas”, Jeania Sobral, do Instituto Reviver, que tem ações voltadas para crianças, adolescentes e mulheres, também terá uma cadeira junto ao conselho. Ela ressalta a importância da intersecção entre movimentos sociais e órgãos governamentais proposta pelo Condim. “Os movimentos sociais têm referência dentro do conselho. Nós vencemos a eleição e é importante esse trabalho em conjunto com o governo em prol de todas as mulheres”, destaca.
Durante as falas dos que compuseram a mesa da cerimônia, foi bastante ressaltada a importância do Condim como instrumento de luta em defesa da mulher.
Representando a gestão municipal, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá, Walmor Costa, ponderou sobre o papel do conselho e suas contribuições para a sociedade. “A gestão municipal o tempo todo sempre apoiou as políticas públicas para as mulheres e uma dessas políticas é o Condim. Esse ano a presidência é governamental. Daqui saem muitas ações diretas no intuito de melhorar a vida das mulheres. Naturalmente melhorando a vida das mulheres, estamos melhorando a vida a vida de todos, da comunidade em geral”, observa.
Walmor Costa, discursando durante o evento
Para a presidência do Condim foi escolhida Priscila Veloso, secretária adjunta da SEASPAC, dando início à gestão governamental do conselho, após dois anos de gestão da sociedade civil. No Condim, a presidência é rotativa entre as duas alas do conselho. O atual mandato segue até o fim de 2023.
De acordo com a nova presidente do conselho, a expectativa é que o Condim seja fortalecido, em conjunto com as ações da gestão municipal, que ela classifica como bastante sensível e atuante a respeito da causa. “O principal desafio é oportunizar as mulheres que mais precisam; é levar até essas mulheres todas as ações do conselho, levar direitos como saúde, educação e assistência social, oportunidades. Acredito que esse é o principal desafio da construção da política pública voltada para as mulheres”, evidencia.
Durante o último biênio, o Condim foi presidido por Cláudia Cirlene de Araújo. De acordo com ela, a palavra que define o momento é gratidão. “O sentimento é de alegria porque acredito que fizemos o que dava pra fazer, mas a sensação é de dever cumprido”, ressalta.
A secretária titular da SEASPAC, Nadjalúcia Oliveira, deu posse às novas conselheiras. Para ela, foram muitas as conquistas nos últimos anos, mas ainda há desafios. “Essa parceria governo e sociedade civil tem avançado muito, em todos os aspectos, como na área da saúde, no direito, assistência social, na educação voltada para as mulheres, mas precisamos ainda avançar muito, como na questão da formação da mulher, da capacitação, na geração de emprego e renda, nessas políticas que dão suporte à vida das mulheres”, reitera.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio