Assistência Social: Marabá sedia eventos regionais das APAES com temática voltada a familiares de pessoas com deficiência
Durante a manhã desta quinta, 22, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá (CMM), foram realizados o II Congresso Regional das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o III Fórum Regional de Autogestão e Autodefensoria e o I Fórum da Rede APAE. Os eventos discutem a temática de “Novos olhares para as pessoas com deficiência e suas famílias” e contou com a presença de vários representantes locais, regionais, estaduais envolvidos e interessados em políticas para pessoas com deficiência, além de pais e usuários das APAES de Marabá e municípios vizinhos.
A gestão sempre prestou apoio à APAE, em diversas políticas como saúde, educação e assistência social, como pontuou o vice-prefeito Luciano Dias.
“Ao longo desses 25 anos, a Prefeitura tem sido parceria efetiva da APAE e hoje você tem um Congresso que discute não só as pessoas com deficiência, como também suas famílias. Então é importante você ter discussões como essas, levando em efeito pela Federação das APAES, mais a Direção Regional das APAES de Marabá e muitos outros municípios presentes aqui. E a gente tem se colocado sempre à disposição, seja por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, as escolas de educação inclusiva, etc. Tudo isso é fundamental para que a gente possa aproximar essas pessoas no centro da sociedade e possa cada vez mais ter uma educação e uma sociedade inclusiva”, aborda.
Segundo a diretora da APAE em Marabá e Conselheira Regional das APAES, Socorro Cavalcante, a iniciativa de realização dos eventos faz parte do planejamento, que acontece a cada 3 anos, com os Fóruns Regional, Estadual e Nacional das APAES.
“Nós estamos em um momento importante, onde nós discutimos a nossa política, e isso dá um impacto tanto para as pessoas com deficiência, como para a família, colaboradores e as outras instituições parceiras do movimento que trabalham com a pessoa com deficiência. Nesses congressos, nós trabalhamos muito o direito e os valores da pessoa com deficiência. Então, nós englobamos vários temas que trazem um novo olhar para o nosso município”, explica.
O presidente da Federação das APAES do Estado do Pará, Emanuel Ó de Almeida Filho ressaltou que o país inteiro realiza o Congresso para debater a mesma temática e avançar nas questões em defesa em prol dos PCDs. “É um evento que permite que as APAES daqui possam debater temas, assuntos e interesses do atendimento da pessoa com deficiência e suas famílias, que é o principal objetivo de uma APAE, e também avançar na defesa e direito dessas pessoas”, pontua.
Para a Secretária de Assistência Social de Marabá, Nadjalúcia Oliveira, 2023 é um ano de muita discussão por meio de conferências e congressos para a sociedade evoluir em relação às pessoas com deficiência.
“Esse congresso formula propostas para o estadual e depois para o nacional, onde cada segmento desse diga o que precisa, o que sente e o que precisa ser melhorado, quais os desafios. E a APAE, por sua vez, está fazendo o regional dela, em Marabá. Esse olhar que devemos ter para com a pessoa com deficiência, é de responsabilidade de toda a sociedade, porém nós só sabemos a necessidade da acessibilidade, quando nós temos no seio familiar uma pessoa com deficiência. A APAE é a única entidade que trabalha diretamente com a pessoa com deficiência, em qualquer idade”, destaca a titular da Seaspac.
O evento continua nesta sexta, 23, no Auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O congresso Estadual das APAES vai ser realizado em outubro, em Belém, e o Congresso Nacional, em novembro, em Maceió, no Estado de Alagoas.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio e Rosana Araújo