CONSELHO DE SAÚDE REALIZA 1ª PLENÁRIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Hoje, 25, no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, o Conselho Municipal de Saúde de Marabá (CMSM) realiza a 1ª Plenária de Vigilância em Saúde, visando discutir e aprovar propostas destinadas à Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, prevista para o mês de outubro, em Belém, com objetivo de fortalecer os programas e ações de Vigilância em Saúde.
O evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas, representando diversos segmentos da comunidade marabaense como sindicatos, ONGs, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), dentre outros.
Composto de um eixo principal e outros quatro secundários, o encontro teve como base a “Política Nacional de vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como Direito de Proteção e Prevenção da Saúde do Povo Brasileiro”, por meio da palestrante Ana Raquel Miranda, diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, em Marabá.
Os eixos secundários correspondem a: I – O papel da Vigilância em Saúde na integridade do cuidado individual e coletivo em toda a rede de atenção básica; II – Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; III – Implementação de políticas intersetoriais para a promoção da saúde e redução de doenças e agravos, incluindo as negligências; e IV – Participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.
Depois de explicitados por um palestrante, os diversos eixos são debatidos e, ao final, discutidos em grupos para criar propostas a serem aprovadas pela plenária.
Antes do encerramento, por volta das 17h45, eleição dos delegados para a 1ª conferência de Vigilância em Saúde, os quais irão defender as propostas elencadas por Marabá.